Imagine a seguinte situação: você chega ao aeroporto de Paris pela primeira vez, sem falar o idioma local, e começa a se ver desesperado porque não consegue nem mesmo encontrar um meio de transporte para o centro da cidade. Essa é uma situação comum pela qual as pessoas passam quando não planejam uma viagem com antecedência. Dentro do planejamento, uma das coisas importantes a se levar em conta é o aprendizado do idioma local, para que você possa desfrutar bastante de sua viagem e extrair o máximo de conhecimento em relação à cultura do seu lugar de destino. Aprendendo francês, Paris nunca mais será um mistério para você!

Confira abaixo algumas formas de se preparar para que a sua viagem para a França seja verdadeiramente inesquecível.

Fonte: Pixabay

Separe os documentos de que vai precisar

Uma das piores coisas que podem acontecer em uma viagem internacional é chegar no aeroporto e ser informado de que seu passaporte está vencido ou que não possui validade suficiente. Lembre-se de que, para entrar na França, o passaporte precisa ser válido por, pelo menos, 3 meses depois da sua data de volta.

Outro detalhe que não pode passar despercebido ao planejar uma viagem para o exterior são os documentos necessários para entrar no país de destino, afinal, é preciso saber se ele exige visto. No caso da França, você pode respirar aliviado, pois a União Europeia permite que brasileiros permaneçam sem visto por até 90 dias a turismo.

Como nem tudo são flores, o sistema vai mudar a partir de 2021, e os brasileiros vão precisar de uma autorização para entrar nos países da União Europeia. No entanto, o procedimento será bem mais simples do que o de um visto, já que bastará preencher um formulário online e pagar uma taxa de 7 euros para que a autorização provavelmente seja aprovada dentro de poucos minutos.

Aprenda um pouco do idioma

Conforme mencionado, aprender a língua francesa, ainda que poucas palavras – para serem usadas em situações mais básicas –, é fundamental para que sua viagem seja um sucesso. Quando for pedir uma informação, por exemplo, é de bom tom se apresentar utilizando palavras como bonjour ou bonsoir, mesmo que após isso você fale em inglês. Não se esqueça de que merci e au revoir também são fundamentais no momento de agradecer e se despedir.

Por isso, um aplicativo como o Babbel, que permite a você aprender diferentes línguas estrangeiras, incluindo a francesa, de forma flexível e completamente móvel, por meio de uma interface clara e simples, é uma excelente opção. Ao estudar francês com a Babbel, você progride em seus estudos em seu próprio ritmo tanto nos níveis de leitura e escrita quanto nos de audição e oralidade, tendo inclusive a chance de verificar sua pronúncia por meio do Sistema de Reconhecimento de Voz existente no método oferecido pelo aplicativo. Seu nível gramatical também será exercitado, completando as áreas de conhecimento do estudo de línguas estrangeiras. Dessa forma, o idioma local deixará de ser um empecilho e seu rápido aprendizado será motivo de orgulho para você, pois as palavras em francês virão à sua cabeça naturalmente e enriquecerão a sua experiência, já que você vai conseguir sair do aeroporto e conhecer a cidade!

Reserve seus passeios com antecedência

Muitos acreditam que uma viagem muito planejada perde a graça, pois isso retira a espontaneidade dela. Entretanto, em determinados casos esse planejamento é necessário, como quando o visitante deseja encontrar agências de turismo especializadas em ecoturismo para fazer seus passeios, já que talvez queira, antes de fechar o negócio, fazer uma cotação dos preços.

 

Além disso, você não corre o risco de que o passeio que você quer fazer esteja com os ingressos esgotados e também evita filas para entrar nos locais. Uma das novidades em Paris é que as entradas para o Museu do Louvre passarão a ser vendidas somente pela Internet até o final de 2019.

 

O quanto você vai planejar a sua viagem depende muito do seu perfil como viajante. No entanto, saber falar algumas palavras na língua local e buscar informações sobre quais documentos são necessários para entrar no país de destino já são ótimas maneiras de se organizar para que tudo corra bem.