1201ad_b39497df88fd40e080b47c530dc5f031Por conta das altas temperaturas dos últimos anos, apenas o ventilador não é mais suficiente para refrescar e deixar o clima agradável, especialmente durante o verão. Em razão disso, o ar condicionado é, cada vez mais, um item indispensável na casa do brasileiro. No entanto, junto ao aumento nas vendas também surge uma questão preocupante: como manter o respeito pela natureza mesmo tendo um ar condicionado? A gente ensina.

Instale o ar condicionado onde a luz do sol não incide

Além de danificar o aparelho e fazer com que você tenha que gastar mais com manutenção, deixar o ar condicionado exposto ao sol faz com que ele desperdice mais energia para resfriar o ambiente. Por isso, coloque o aparelho em um abrigo refrescante e com sombra.

Mantenha-o sempre limpo

Além de ser o grande inimigo dos alérgicos ao pó, um ar condicionado sujo também obstrui os filtros e faz com que a eficiência seja reduzida, obrigando o aparelho a usar ainda mais energia para resfriar o ambiente. Economize no bolso e também nos danos causados à natureza.

Mantenha portas e janelas fechadas

Enquanto o ar estiver ligado, é importante impedir a entrada do ar externo, que está mais quente. Se o aparelho tiver que forçar sua capacidade, isso fará com que ele gaste mais energia e ainda pode danificá-lo.

Preste atenção na hora de comprar

Antes de comprar um novo aparelho, sempre confira se ele conta com o selo PROCEL de consumo reduzido e prefira aqueles que possuem ferramentas que facilitam a economia, como o timer, por exemplo, que permite uma programação prévia e possibilita que o ar condicionado desligue sozinho. São vários modelos para você escolher o ar condicionado ideal.

Uso consciente

Por fim, nada como apostar no bom senso para economizar energia. Desligue o ar condicionado quando você não estiver fora e evite mantê-lo ligado sem necessidade. Essa e outras pequenas atitudes contribuem para ter uma vida mais sustentável e para ajudar o meio ambiente. Faça a sua parte!