Início » Revista Ecoturismo

Construtora entrega barragem na Venezuela

28 de February de 2009 Sem Comentários

A construtora Camargo Corrêa inaugurou, no início do mês, as obras de reconstrução da barragem da represa de El Guapo, a 150 quilômetros de Caracas, na Venezuela. A barragem restabelecerá o abastecimento de água para mais de 400 mil habitantes de uma importante região do Estado de Miranda, próximo à capital. O presidente venezuelano Hugo Chávez participou da inauguração.

A Camargo Corrêa reconstruiu partes da barragem e o vertedouro de El Guapo, que se romperam após uma temporada de intensas chuvas em dezembro de 1999, utilizando para isso uma técnica de concreto compactado a rolo. O incidente da época comprometeu o abastecimento de água potável para diversas cidades do Estado, uma vez que o sistema vinha operando com apenas 20% de sua capacidade em razão do problema. A obra custou cerca de US$ 110 milhões e gerou mais de 1.500 postos de trabalho diretos e 4.500 indiretos. Além disso, para a sua conclusão, foram escavados mais de 750 mil metros cúbicos e utilizados mais de 1 milhão de sacos de cimento.

Conhecida por haver construído mais da metade do parque de hidrelétricas no Brasil, a Camargo Corrêa foi a primeira construtora brasileira a atuar na Venezuela, com a construção da hidrelétrica de Guri, em meados da década de 1970. Anos depois, a conclusão de El Guapo consolida a presença da construtora no território venezuelano.