Evento apresenta o resultado de uma pesquisa inédita no setor e discute os principais assuntos que envolvem o agronegócio no país sob o tema Desenvolvendo Oportunidades na Era da Eficiência e Sensibilidade
A menos de um mês para o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, aumenta a expectativa para a apresentação da pesquisa inédita sobre o Perfil da Mulher do Agronegócio.
Fruto de uma parceria entre a ABAG, Associação Brasileira do Agronegócio, e a PwC, a pesquisa foi realizada pela empresa Fran6, comandada por Adélia Franceschini, com o acompanhamento do Prof. José Luiz Tejon Megido, da TCA International, conselheiro do CCAS – Conselho Científico para Agricultura Sustentável, diretor do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM. Para apresentá-la, nada mais lógico do que contar com a expertise destes dois profissionais.
O palco é o Transamerica Expo Center, que promove e sedia o evento, e a plateia é composta por agricultoras, pecuaristas, profissionais da indústria, executivas de corporações do setor, sucessoras do agronegócio e herdeiras de propriedade agropecuária que estejam iniciando no segmento. Os homens também são bem-vindos, afinal dividem as mesmas atividades no dia a dia.
Falar sobre o Perfil das Mulheres do Agronegócio sem apresentá-las não faz sentido. Por isso, para compartilhar experiências e aptidões com um público de aproximadamente 400 pessoas (computados em setembro) será apresentada uma mesa redonda com representantes do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e convidadas. São elas Teresa Cristina Vendramini, Presidente do NFA, Anita Souza Dias Gutierrez, Engenheira Agrônoma do Ceagesp, Teresa Sanches Ferreira, Diretora da Academia Employer Recursos Humanos, Carmen Perez, Produtora, Marilene Iamauti, Diretora de Assuntos Corporativos da Dow AgroSciences Brasil, Vera Ondei, Editora Chefe na Dinheiro Rural, e Ana Lucia Iglesias, Sócia do Grupo Rubaiyat.
Nos dois dias do evento serão debatidos cerca de 20 temas extraídos da própria pesquisa, conduzidos por 35 palestrantes de todo o país. Além das plenárias, os participantes têm acesso aos workshops simultâneos, com palestras técnicas, sempre com dois ou mais palestrantes.
Os temas do primeiro dia são Valorização da Agricultura | Mecanização e Agricultura de Precisão: produtividade com lucro, Aspectos da relação solo-planta-animal no manejo racional de pastagens | Aves, suínos e aquacultura: um crescente empreendedorismo no agronegócio, As estratégias em soluções financeiras e alavancagem do agronegócio | A revolução da administração com tecnologia da informação no agronegócio.
No segundo dia, os workshops abordam os assuntos A arte da sucessão bem sucedida | Riscos e sustentabilidade financeira – como gerenciar?, Utilização prática da política agrícola | Cooperação e Cooperativismo e Como atuar com o ponto de vista de uma ONG | A gestão dos vegetais saudáveis – Da Rastreabilidade à sensorialidade.
“O Congresso foi idealizado para oferecer um conteúdo arrojado e que se encaixe na realidade atual. Por isso o tema Desenvolvendo Oportunidades na Era da Eficiência e Sensibilidade traduz na íntegra as necessidades e possibilidades para a mulher que atua no setor, independente da área”, declara Renata Camargo, Executiva de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica.
O Congresso conta com o patrocínio da Syngenta e John Deere e firmou Alianças Estratégicas com a Fundação Espaço ECO®, o Sistema Farsul e o Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA). Como Apoiadores estão Belgo, Bradesco, Cocamar, Cooxupé, Dow AgroSciences, Guerreiro, Jacto, Localfrio, MSD, Rabobank Brasil, RCA, SRM, Tereos Guarani e Tortuga/DSM.
As inscrições para o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio vão até o dia 21 de outubro e podem ser feitas no site www.mulheresdoagro.com.br, que traz a programação completa e outras informações.