Baixada Santista - Praia GrandeA Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena veio a Santos para se encontrar na sede da AGEM, com os prefeitos da Baixada Santista. Trata-se da agenda de reuniões de trabalho entre secretários estaduais e prefeitos, intermediada pelo Diretor Executivo da AGEM e Assessor Especial do Governador do Estado, Edmur Mesquita.

Ela deu detalhes sobre o Programa Onda Limpa, a maior iniciativa de saneamento ambiental do Brasil, que conta com um investimento total de um bilhão e meio de reais e vai beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas, sendo 2 milhões de residentes e o restante formado por turistas que visitam as praias paulistas.. O Programa contempla os quatro municípios do litoral norte (Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba) e toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente).

A Secretária Dilma Seli Pena falou também sobre Mambu Branco, sistema de abastecimento de água para o Litoral Sul, que vai ampliar a oferta de água tratada na região de 600 litros/segundo para 1.600litros/segundo. Estas obras beneficiarão uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas entre a população fixa e flutuantes destas cidades. Outro assunto discutido foi o Programa Canal Limpo, um convênio entre a prefeitura de Santos e a Sabesp, com o objetivo de despoluir 22,5 km de canais na cidade. A meta é no primeiro ano melhorar em 20% a balneabilidade das praias. No segundo ano, este índice subirá para 30%.

Durante a reunião, foi assinada uma ordem de serviços para elaboração de planos integrados para melhorar o saneamento municipal e regional. O primeiro passo será planejar e identificar recursos para solucionar problemas que atingem toda a Baixada Santista.

Revista Ecoturismo