Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU são os novos objetivos que serão
definidos e trabalhados de 2015 a 2030, para que as pessoas possam viver melhor, sem afetar o
planeta, como por exemplo, acabando com a pobreza extrema e a fome, garantindo os direitos
humanos, a paz, a igualdade de gênero e a preservação do meio ambiente, entre
outras metas importantes para a construção de um mundo melhor.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS para os próximos anos ainda estão em discussão, por essa razão, as opiniões de todos os segmentos da comunidade global, incluindo as crianças e adolescentes são importantes e serão ouvidas e incluídas. A Aldeias Infantis SOS Brasil, neste mês de outubro, que é o mês das crianças, participa desse processo com um trabalho de escuta especializada de crianças e adolescentes da Organização, que darão suas opiniões sobre os 17 objetivos e 169 metas que estão em fase de definição. Esse trabalho está acontecendo nos seguintes Programas da Organização: Foz do Iguaçu – PR em parceria com a Rede Proteger, Rio Bonito – SP em parceria com a Rede de Enfrentamento, Pirassununga – SP, Caicó – RN, São Bernardo do Campo – SP e Manaus – AM.

Desenvolvimento Sustentável é aquele que permite melhorar as condições de vida no presente, sem que sejam comprometidos os recursos das futuras gerações. A proposta dos 189 países que compõem a Organização das Nações Unidas – ONU é atingir os seguintes Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de 2015 a 2030: 1 – Acabar com a pobreza, 2 – Acabar com a fome, 3 – Vida saudável, 4 – Educação de qualidade, 5 – Igualdade de gênero, 6 – Água e saneamento básico para todos, 7 – Energia moderna e duradoura, 8 – Trabalho digno, 9 – Tecnologia em benefício de todos, 10 – Reduzir a desigualdade, 11 – Cidades adequadas para viver, 12 – Consumo responsável, 13 – Frear as mudanças climáticas, 14 – Proteger o mar, 15 – Cuidar da terra, 16 – Viver em paz, 17 – Conseguir novas parcerias.

“A participação da Organização nesse processo de definição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ouvindo, discutindo e levando em consideração a opinião das crianças e adolescentes que participam dos Programas da Organização é importante, porque trata-se da construção de um mundo e de um futuro melhor que elas e nós queremos para todos e todas”, comenta Sandra Greco da Fonseca, gestora nacional da Aldeias Infantis SOS

Brasil.

Crianças e adolescentes da Aldeias Infantis SOS Brasil participam com opiniões para definição dos ODS Crédito: Arquivo Aldeias Infantis SOS Brasil

 

Sobre a Aldeias Infantis SOS Brasil

A Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua nos programas de acolhimento e fortalecimento familiar e comunitário, visando defender e garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou que estão prestes a perder os cuidados parentais. Sua história começou em 1949, na Áustria, acolhendo órfãos da Segunda Guerra Mundial e está presente hoje em 133 países, atendendo mais de 2,2 milhões de crianças, adolescentes, jovens e suas respectivas famílias.

No Brasil, a Organização já atendeu mais de 120 mil crianças, adolescentes e jovens em seus 47 anos de atuação no país. Desenvolve 22 Programas em 12 estados e no Distrito Federal, com Escritório Nacional em São Paulo – SP e foi eleita como uma das Organizações titulares do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).