Davi Yanomami falará sobre problemas ambientais no Brasil. Líder indígena diz que seu povo sofre com invasão de garimpeiros.

O líder indígena brasileiro Davi Yanomami fará um discurso no parlamento britânico nesta quarta-feira (10). Ele falará sobre os problemas ambientais enfrentados por seu povo no Brasil. “Continuamos brigando com os brancos, garimpeiros, madeireiros e políticos que sempre mexem conosco”, disse Davi em entrevista à rádio CBN na manhã desta terça-feira (9).

Apelidado pela imprensa internacional de “Dalai Lama da floresta”, Yanomami faz uma jornada pela Europa. Há uma semana, ele recebeu um prêmio em Madri por sua atuação na proteção dos direitos indígenas. A viagem é organizada pelo governo espanhol e pela ONG inglesa Survival International.

Questionado sobre o porquê de falar a um parlamento europeu e não ao Congresso brasileiro, o indígena foi taxativo. “O Parlamento Inglês me convidou. Ao parlamento brasileiro não interessa chamar indígenas que lutam.”

Ele também contou que doenças continuam sendo trazidas por garimpeiros, colocando o seu povo em risco. “O nosso governo não está conseguindo melhorar a qualidade da saúde do povo indígena no Brasil. A terra foi marcada, homologada, registrada, e os garimperos estão invadindo outra vez e trazendo doenças, como aconteceu em 1986 e 1987”, afirmou.

Na década de 1980, milhares de garimpeiros invadiram a terra Yanomami, que fica entre os estados de Roraima e Amazonas, na divisa com a Venezuela. Por não terem anticorpos contra doenças simples, como a gripe, milhares de índios morreram.

Do Globo Amazônia, em São Paulo