A revista “Meio Digital” entrevistou longamente Ben Self, estrategista de internet de Barack Obama que vem sendo assediado pelos marqueteiros João Santana e Luiz González, respectivamente dos pré-candidatos a presidente Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB.

Ele vem ao Brasil nas próximas semanas para fechar contrato de consultoria, pelo que se informa, com Santana.

Self é um dos fundadores da Blue State Digital, que fez da campanha de Obama “o maior fenômeno de engajamento em plataformas digitais da história”, como descreve Pyr Marcondes, que acompanhou o consultor por dois dias no Brasil, trazido pela agência digital AG2. Diz Self:

Não sou guru. Em uma campanha como a de Obama não há gurus. Há uma equipe e muito trabalho. Não se trata de uma campanha digital, mas de um programa planejado de engajamento e relacionamento digital. Não há pulo do gato, nunca houve um plano mestre secreto, não fizemos mágica. Apenas dotamos o eleitor de poder, voz e tecnologia. Eles fizeram o resto. Criamos “stakeholders”. Todo eleitor se sentiu dono da campanha. E era mesmo, de fato e na prática.

Entre seus conselhos:
Fale diretamente com o eleitor, nunca o deixe sem respostas e nunca interrompa seu diálogo com ele. Nunca. Entenda o que ele pensa e o que ele deseja, a sua lógica, e o atenda. Estimule-o para que fale com outros, seus vizinhos, os fiéis de sua igreja. Crie conexões e relacionamentos. Aos poucos você ganhará a confiança dos seus eleitores. Entenda que, como em um relacionamento amoroso, você não se casa no primeiro encontro. Um relacionamento se constrói aos poucos. Assim como você não deixa de falar com sua mulher no dia seguinte ao casamento. Não há interrupção no diálogo.

Folha de São Paulo