dsc03749sObras serão realizadas em 10 km do canal que ganhará mais dois metros de profundidade

O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo (DH) recebeu nessa quarta-feira, 17 de setembro, a Licença Ambiental Prévia (LP) para as obras de ampliação e derrocamento do Canal de Nova Avanhandava. A licença, que foi emitida pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e tem validade de cinco anos, atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e permite que a obra seja licitada.

O DH trabalha agora na produção dos projetos e estudos ambientais complementares para a concessão da Licença Ambiental de Instalação (LI), próxima etapa do processo de Licenciamento Ambiental, que permite efetivamente que a obra seja iniciada.

Com a escavação, o canal de navegação de Nova Avanhandava ganhará mais dois metros de profundidade no acesso à eclusa. Estas melhorias, que serão executadas em 10 km da hidrovia e englobam os municípios de Araçatuba, Birigui, Brejo Alegre, Buritama e Santo Antônio do Aracanguá, visam possibilitar a compatibilização do uso do reservatório tanto para o transporte de cargas como para a geração de energia.

Em 8 de setembroo DH realizou audiência pública, dirigida às empresas interessadas em participar da licitação e ao público em geral, com o objetivo de detalhar a obra e sua execução. A previsão do DH é iniciar o processo licitatório no mês de outubro, com a pré-qualificação das empresas. O investimento previsto no empreendimento é de R$ 280 milhões.

Hidrovia Tietê-Paraná 

 

A hidrovia Tietê-Paraná possui 2.400 km de extensão, sendo 1.600 km no Rio Paraná e 800 km no Estado de São Paulo e conecta cinco dos maiores estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

A Tietê-Paraná ocupa um papel importante no transporte de cargas no Estado. Em 2013, transportou 6,3 milhões de toneladas de cargas como milho, soja, óleo, madeira, carvão e adubo. As cargas têm como principais origens São Simão (GO), no rio Paranaíba, Três Lagoas (MS) e terminais do Paraguai, no rio Paraná.  Os produtos têm como principais destinos os terminais de Presidente Epitácio e Panorama (no rio Paraná) e Anhembi, Pederneiras e Santa Maria da Serra, nos rios Tietê e Piracicaba (em São Paulo).

 

A utilização da hidrovia como modal de transporte traz diversos benefícios: menor consumo de combustível, emite menos poluentes com a redução de dióxido de carbono CO2 (gás que colabora com o efeito estufa), contribui para desafogar o tráfego nas estradas e, com isso, reduzir o número de acidentes, e tem menor custo de infraestrutura.