cidade-perdidaPara o público infantil, preservação e conscientização ambiental. Para os jovens, espionagem e aventura em plena floresta

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o dia da maior floresta tropical do mundo: a Amazônia. A data, escolhida em homenagem  à criação da Província do Amazonas, em 1850 por D.Pedro II, foi estabelecida para alertar a população sobre a preservação deste bioma tão valioso. E para refletir sobre o tema, a Editora FTD indica o lançamento O anel da tartaruga, de César Obeid.

Na obra, a tartaruga Juliana se sente especial por causa do anel que tem na cintura, que ela acredita ser uma joia. Com a ajuda de um esperto salmão, ela descobre que o mar está repleto de lixo, o que compromete a vida dos animais marinhos, inclusive a dela – seu anel nada mais é do que um anel de garrafa PET, que a deformou. Mas, em vez de desanimar com essa descoberta, ela toma uma atitude para que seus amigos não sejam prejudicados como ela foi.

Mistério e aventura para os jovens – Como toda floresta, a Amazônica também guarda mistérios. E para quem quer se aventurar pela mata, a dica é A Cidade Perdida, de Álvaro Cardoso Gomes e Milton M. Azevedo. Na obra, brasileiros, espiões nazistas e um membro do serviço secreto britânico chegam à Amazônia para investigar a história de uma suposta cidade perdida.

Todos acabam presos, em plena floresta, por indígenas e um maluco chamado Conselheiro. O lugar onde vivem é um labirinto de cavernas, que formam uma cidade subterrânea. No local, guardam um meteorito rico em urânio e com poderes mágicos. Os visitantes descobrem que Conselheiro tem a intenção de montar uma usina de refinamento de urânio – para “dominar” o mundo – e atua como líder de uma espécie de seita, que realiza até sacrifícios humanos. E agora? Como sair dessa?

Momentos de grande tensão e lutas tiram o fôlego do leitor do início ao fim.

O anel da tartaruga
O autor: César Obeid é escritor, educador e contador de histórias. Alguns de seus livros foram premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Frequentemente escreve matérias e artigos para jornais e revistas e também participa de gravações de programas de televisão e rádio sobre leitura, literatura, poesia e cultura popular. É autor de diversos livros infantis e juvenis.

A ilustradora: Marilia Pirillo nasceu em Porto Alegre, mas vive no Rio de Janeiro desde 2004. Estudou Artes e formou-se em Publicidade e Propaganda pela PUCRS. Em 2008, estreou na literatura juvenil. Pela FTD, ilustrou Comboios, saudades e caracóis e a coleção Grandes Clássicos para Jovens Leitores.

Informações técnicas – O anel da tartaruga
Autor: César Obeid
Ilustradora: Marilia Pirillo
Páginas: 48
Temas abordados: Respeito à natureza, meio ambiente, poluição
Tema transversal: Meio ambiente
Recomendação: a partir do 4º ano

A cidade perdida
Os autores: Álvaro Cardoso Gomes, paulista de Batatais, São Paulo, formou-se pela Universidade de São Paulo e se tornou professor. Seu primeiro livro para jovens foi A hora do amor, em 1986. Publicou diversas obras pela Quinteto e pela FTD.

Milton M. Azevedo nasceu em Ouro Fino, Minas Gerais, e aos 10 anos mudou-se com a família para Campinas, São Paulo. Lecionou Inglês até 1968, quando foi estudar nos Estados Unidos. Lá, dedicou-se à vida acadêmica. Atualmente, leciona na Universidade de Califórnia, Berkeley.

O ilustrador: Rogério Borges trabalha com ilustração desde a década de 1970. Cursou faculdade de Comunicação Visual e atuou em agências de publicidade e depois em várias editoras. Recebeu alguns prêmios, como o Jabuti de ilustração, o Altamente Recomendável de Imagem, pela FNLIJ, e o APCA.

Informações técnicas – A cidade perdida
Autores: Álvaro Cardoso Gomes e Milton M. Azevedo
Ilustrador: Rogério Borges
Páginas: 264
Temas abordados: Amazônia, nazistas, política, suspense, aventura, espionagem
Tema transversal: Ética, Pluralidade cultural, Meio ambiente
Recomendação: a partir do 8º ano