KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERAA escolha da data se deu em razão desse dia marcar o início da primavera no hemisfério norte, época de maior reprodução das espécies vegetais
 
Como este é o mês onde temos o “Dia Internacional da Floresta”, que é dia 21, vale saber um pouco sobre a origem e o objetivo desta data tão importante para o planeta.
Segundo orientações da Confederação Europeia de Agricultores, o dia 21 de março foi instituído como o dia mundial da floresta em 1872. A escolha da data se deu em razão desse dia marcar o início da primavera no hemisfério norte, época de maior reprodução das espécies vegetais, além de ter o objetivo de mobilizar a população do mundo todo sobre a importância de se manter as florestas em seus estados naturais, conservando-as para garantir a manutenção da vida na Terra, afinal estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
Em 10 de Abril de 1872, o norte-americano Julius Stirling Morton promoveu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, um dia dedicado à ações de reflorestamento e arborização de zonas centrais das cidades, face à escassez de árvores e florestas. A data ficou conhecida como “Arbor Day”. Inicialmente, a comemoração não tinha um dia fixo.
 
Julius, que era jornalista e agricultor, conseguiu mobilizar a população local para dedicar um dia em homenagem à árvore, em virtude de sua importância para nossas vidas. Cada pessoa deveria plantar uma árvore da espécie escolhida, para diminuir o problema da escassez que já acontecia naquela época.
Em 1971, quase um século depois da iniciativa de Stirling Morton, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, estipulou o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte e no hemisfério Sul, ela é comemorada também, no começo da primavera, em 21 de Setembro. 
Mais informações sobre o assunto na Revista Ecoturismo do mês de março.