Ministro do Turismo começa pela capital fluminense a série de viagens que fará por todas as cidades-sede da Copa do Mundo

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, se reuniu na manhã desta quinta-feira (29) com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com os secretários estadual e municipal do Turismo, Ronald Ázaro e Antonio Pedro, e com representantes das entidades do setor turístico para debater as ações do Ministério do Turismo (MTur) na cidade, visando a Copa do Mundo Fifa 2014. Esta é a primeira das viagens oficiais que Vieira fará a todas as cidades-sede.

“Estou no cargo há 12 dias e estou visitando a cidade para ouvir o setor. Na pauta, conversamos sobre a qualificação profissional dos trabalhadores, uma vez que esta é uma tarefa bem definida da pasta e deve ser compartilhada com outros ministérios e com as instituições ligadas ao turismo”, explicou o ministro.

Gastão ressaltou que a porta do seu gabinete estará sempre aberta a boas ideias, sugestões e projetos: “O Ministério do Turismo tem a missão de ser o grande articulador entre o setor do turismo e os demais órgãos do governo. Temos o desafio de olhar para o mundo em pé de igualdade, para que possamos receber turistas nos grandes eventos dos próximos anos com a qualidade esperada por eles. Para isso, contamos com nossos parceiros do setor, assim como estamos buscando novos parceiros para cumprirmos nossos objetivos”, afirmou.

O prefeito Eduardo Paes se mostrou disponível e se comprometeu em participar dos projetos do MTur, juntamente com as instituições. “Teremos em 2013 a Jornada Mundial da Juventude e mais uma edição do Rock in Rio. Logo em seguida vêm a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O Rio de Janeiro ferve em eventos com grande apelo turístico e contamos sempre com a parceria do Ministério do Turismo para alavancar este setor da economia, que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Participaram da reunião representantes do Trem do Corcovado, do Caminho Pão de Açúcar, da Associação Brasileira de Empresas de Eventos, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, da Associação Brasileira de Agentes de Viagem, da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, do Rio Convention Bureaux, e da Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurantes.
fonte: ASCOM