Consagrada competição de downhill, a Descida das Escadas de Santos chega à 15ª edição e acontece no Morro do Pacheco, em Santos (SP). O evento integra o Verão Espetacular, da Rede Globo, e será transmitido ao vivo para mais de 150 países no domingo (19), a partir das 10h. É considerado o principal evento de downhill urbano da América Latina
Participam da corrida cerca de 100 pilotos de diferentes nacionalidades. Entre os favoritos estão os espanhóis Javier Guijarro e Joan Vicente Merida, o equatoriano Mario Jarrin e os brasileiros Wallace Miranda, Markolf Bertchold e Lucas Borba. Desde 2009, quando Wallace Miranda sagrou-se bicampeão da Descida das Escadas de Santos, um brasileiro não vence o desafio. “A expectativa é grande. Treinei muito e espero levar o título”, afirma Wallace Miranda, terceiro colocado em 2016.

O Morro do Pacheco, sede mundial do downhill durante a realização da Descida das Escadas de Santos, abriga uma comunidade com mais de 2 mil moradores. O circuito é bastante estreito e íngreme, exige técnica apurada dos atletas. Ao todo, são 514 degraus em uma pista de 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, que equivale a um prédio de 45 andares. Cada mínimo erro pode custar a vitória na corrida, pois não há espaço   para   recuperação.
O recorde da pista é do eslovaco Filip Polc, que encerrou a carreira de piloto em 2016, e concluiu o trajeto em 58’895’’.
“A Descida das Escadas de Santos é uma grande festa do downhill no Brasil. Abrimos espaço para participação de atletas de níveis técnicos variados. Trata-se de um incentivo à prática da modalidade, muito difundida na Europa”, declara Marcelo Coelho, presidente da Confederação Brasileira de Mountain Bike, organizador e idealizador do evento.
A Descida das Escadas de Santos, além de oferecer lazer e entretenimento à comunidade do Pacheco, também promove uma ação social. O projeto ‘Sou Consciente’ coleta resíduos sólidos recicláveis, gerando renda para o Instituto Amigos do Pacheco, ONG criada pelo evento para realizar melhorias no Morro.
A Descida das Escadas de Santos é aberta ao público. Anualmente, milhares de pessoas lotam o Morro do Pacheco para assistir à competição.

Confira a programação oficial da Descida das Escadas de Santos:

• 17 de fevereiro (sexta feira):
14h00 – 2 descidas sem controle de tempo*
16h30 – Término do Treino Livre
*em caso de chuva, este treino será cancelado ou reduzido para 1 descida.

• 18 de fevereiro (sábado):
10h00 – Início dos treinos
12h00 – Intervalo para almoço –  pista fechada
13h00 – Término do Intervalo do almoço – pista liberada
15h30 – Término do Treino Livre
16h00 – Qualify/ prova de categorias.
18h30 – Premiação das categorias

•  19 de fevereiro (domingo):
09h00 – 1 treino livre (10 melhores tempos masculinos), opcional
10h00 – Semifinal masculina (10) – final feminina (5)
11h00 – Final Mmasculina (5)
11h15 – Premiação

Siga-nos em:

Comments

comments