Road show percorrerá as 12 cidades-sede da Copa de 2014 para apresentar inovações tecnológicas e ajudar empresários a potencializarem negócios para o mundial

 

A Copa de 2014 vai trazer muitas oportunidades para os empresários das micro, pequenas e médias empresas do Brasil. Estas oportunidades, que serão geradas com a chegada do mundial no país, foram apresentadas na abertura oficial do ECOM 2012 – II Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web.

O megaevento é o maior projeto de inclusão digital comercial que percorrerá as 12 cidades-sede e mais duas capitais, Belém e Florianópolis, de agosto a novembro de 2012. O objetivo do evento é preparar, ajudar e capacitar as PMEs para às inovações tecnológicas que podem potencializar os seus negócios, como a adesão ao comércio eletrônico, soluções inovadoras em meios de pagamento, mídias sociais, além de como utilizar a tecnologia de tablets, smartphones e RFID no negócio.

Com cerca de 600 mil turistas e mais de 1,1 milhão de brasileiros viajando pelo país, comércio, varejo, restaurantes, rede de serviços e hotelaria são alguns dos setores que mais serão impactados e, consequentemente, terão mais oportunidades e ameaças.

“A Copa do Mundo no Brasil traz muitas oportunidades, desafios e ameaças, mas ainda dá tempo de preparar e estruturar comércio e varejo para 2014. O Brasil possui problemas de infraestrutura tecnológica, falta banda larga, wi-fi, fibra ótica, telecomunicações, entre outras ferramentas essenciais para receber turistas – que já estão familiarizados com este tipo de estrutura”, afirma o diretor-geral do ECOM 2012, Marcelo Castro.

Com inscrições e participações gratuitas, o ECOM 2012 e outras 10 grandes corporações irão percorrer as 12-cidades sedes para capacitar PMEs. Durante o evento com duração de 8 horas diárias, cerca de 10 palestras serão realizadas, além de workshops sobre mídias sociais e uma oficina que ensinará como montar uma loja virtual eficiente. “Quem não habitar a web não será achado, só com grandes investimentos tecnológicos é que o Brasil vai superar os gargalos existentes”, explica Castro.

O evento conta com o apoio da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), FCDL – SP (Câmara de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), Caixa Econômica Federal, SEBRAE, Vivo, Banco Santander, Ciashop, DEPF, APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), ABEAT (Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia), GS1 Brasil, T-Systems, UOL, além da participação (a confirmar) dos secretários de copa de cada estado e cidade-sede.

Com inscrições gratuitas, o evento terá início dia 02 de agosto e São Paulo será a capital de abertura. Na sequência, as outras 13 cidades receberão o evento até o mês de novembro. As inscrições podem ser feitas por meio do sitehttp://www.ecom2012.com.br