O desenvolvimento sustentável tem se tornado o foco dos discursos rumo ao futuro em todo o mundo. As discussões verdes se refletem na área social, econômica, política e inclusive no turismo. O chamado “Ecoturismo” é um segmento da atividade turística que busca utilizar o patrimônio cultural e natural de forma sustentável, estimulando a conservação e a consciência ambiental, a gestão racional de recursos econômicos, sociais e naturais.

O ecoturismo surgiu em meados dos anos 80 e, seguindo a tendência internacional, o conceito também apareceu em terras brasileiras. O segmento cresce a todo vapor, incentivando os turistas e o comércio especializado. “Para quem gosta de natureza é um prato cheio. São inúmeros destinos com conceito sustentável, fortalecendo novos princípios para a relação do homem com a natureza e os seus recursos”, ressalta Aldo Sivieiro, diretor do portal iTrip.

As atividades do ecoturismo incluem o contato com ambientes naturais, a realização de atividades associadas a natureza e a sua conservação, esportes, conhecimento e vivência da natureza e das áreas visitadas. “O ecoturismo tem como base o desenvolvimento sustentável, o comprometimento com a conservação ambiental e a educação em relação ao trato e o uso do meio ambiente”, destaca Sivieiro, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-RJ).

Os destinos que oferecem o ecoturismo normalmente possuem paisagens exuberantes, aventuras, contato com a fauna e flora e muita diversão. “Apesar de ainda tímido, o ecoturismo também está conquistando espaço nas ofertas coletivas. A demanda é grande e a expectativa é que o faturamento do setor seja incrementado com essa tendência do comércio eletrônico, principalmente pelo valor mais baixo que as compras pela internet oferecem”, observa.

Com relação aos pacotes de viagem, Sivieiro aponta que as vendas crescem a cada dia e o setor está consolidado. Bonito, no Mato Grosso do Sul, e o Pantanal, no Mato Grosso, estão entre os lugares mais procurados no que diz respeito ao ecoturismo. “São locais únicos, com uma diversidade incrível de fauna e flora, sem contar as belíssimas paisagens. É inesquecível e o passeio pode ser feito por toda a família”, completa.Quer conhecer outros pacotes ou destinos?

Acesse: http://www.itrip.com.br

 

fonte: Verônica Pacheco