O representante da OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, Donald Sinclair, apresenta a preparação que está sendo feita para que 2009 seja o ano do destino Amazônia. A proposta – feita por Brasil, Bolívia, Colômbia, Guianas, Suriname, Venezuela, Peru e Equador – tem como prioridade o Turismo sustentável. De acordo com Donald, a Amazônia não tem vocação para turismo de massa, mas pode ter mais turismo. Neste contexto, o projeto visa atrair visitantes responsáveis, do ponto de vista ambiental, social e cultural, integrando o imenso continente verde, através de ações sustentáveis, para gerar financiamentos para proteção ambiental na Amazônia e melhoria nas condições econômicas das populações locais.

As atividades que compõem o projeto não vão se prender apenas ao aspecto ambiental e da grande biodiversidade de fauna e flora da região, mas vão mostrar também a grande diversidade humana e cultural que o imenso continente verde possui e que o mundo ainda não conhece.  Vale lembrar que o principal objetivo do programa é coordenar uma série de ações e projetos que venham dar maior destaque para a Amazônia no mercado mundial do Turismo.

Projeto

Segundo Donald Sinclair, o projeto nasceu em 2007 na Alemanha e está sendo incorporado através de estudos realizados pela OTCA em conjunto com outras entidades. Tal estudo gerou então uma série de diretrizes que vão produzir ações coordenadas durante o ano de 2009.  Um calendário de eventos, em toda Amazônia já foi programado: excursões pelo rio Amazonas, com a participação dos agentes de turismo locais; exposição de fotografia mundial com o tema Amazônia; festivais gastronômicos, publicações especiais voltadas à divulgação do projeto e apresentações em todas as embaixadas sobre o tema “Amazônia é o mundo”.

Revista Ecoturismo