O projeto “Franquia Social”, da Agência Mandalla de Desenvolvimento Holístico, Sistêmico e Ambiental, de João Pessoa (PB), foi o grande vencedor da primeira edição do Prêmio Inovação em Sustentabilidade, organizado em parceria pelo Instituto Ethos e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid). Além do reconhecimento, a instituição recebe R$ 60 mil para investir na iniciativa. “Esse prêmio coroa o trabalho de toda uma equipe”, diz Tárcio Handel, diretor de Gestão de Estratégias da Agência Mandalla.

A idéia central do projeto é fixar o homem no campo, viabilizando tecnologias apropriadas que unam o conhecimento científico ao saber popular. O Projeto Mandalla, que será expandido pela Franquia Social, permite que o agricultor cultive vários tipos de frutas, legumes e verduras, sem a necessidade do uso de agrotóxicos, e crie pequenos animais, aproveitando todos os recursos naturais possíveis, com desperdício mínimo.  A meta para os próximos cinco anos é expandir o projeto para cada Estado brasileiro e avançar para a América Central e Moçambique. “O dinheiro vai ser fundamental para o processo de estruturação da franquia, trabalho na montagem da estrutura e reaplicação”, explica Handel.

Revista ecoturismo