Ao final da Conferência Ethos, Paulo Itacarambi, vice-presidente do Instituto Ethos, ressaltou que, os rumos do Instituto, a partir do seu décimo aniversário, devem ir além das ações em prol da conscientização das empresas de seu papel socialmente responsável para a constituição de um mercado socialmente responsável.

Para o vice-presidente, é a demanda e o reconhecimento do mercado que atribui valor real e incentiva o comportamento socialmente responsável das empresas, preparando a sociedade para ser mais justa e inclusiva.  “O critério da ética e da sustentabilidade deve permear toda a cadeia de valor, todos os interlocutores das empresas, para realmente promover mudanças benéficas para toda a sociedade”,  afirmou Itacarambi.

E completou: “As empresas têm de incorporar às suas ações a consciência de que sua verdadeira missão, seu grande objetivo, é engrandecer a vida das pessoas, aumentar o sentimento alheio de pertencimento e de inclusão. Nesse processo, o lucro é necessário, mas ele não pode comprometer esse grande objetivo empresarial”, Preço, qualidade e sustentabilidade é o tripé que resume a fórmula do êxito para as empresas contemporâneas.

Revista Ecoturismo