O artista plástico norte-americano Wyland inaugurou sua primeira e única obra da América Latina, no Brasil, na cidade de Santos (SP). É a 98º obra de Wyland no mundo. O último trabalho do artista (100º mural) será feito em Pequim, próximo às Olimpíadas. Após isso, irá se aposentar.

Além da pintura artística realizada em duas paredes externas do Aquário Municipal de Santos – que foi doada a Santos pela Fundação – Wyland transmitiu, durante a inauguração, informações e conselhos que jamais serão esquecidos por aqueles que o acompanharam durante o período de realização do 98º mural de sua carreira, no seminário “Vida Marinha – Desenvolvimento e Preservação dos Mares” ou na inauguração dos painéis pintados por ele. Santos é única cidade a ostentar um trabalho seu na América do Sul. Portanto, trata-se de um trabalho de relevância histórica, artística e educacional; cujo objetivo é sensibilizar o público a cuidar do planeta.

O trabalho do artista é reconhecido pela Organização das Nações Unidas, Sierra Club e pela Academia de Artes e Ciências Submarinas. Wyland  também foi nomeado o artista oficial do “International Year of the Reef 2008”, campanha que visa aumentar a consciência das pessoas sobre a importância dos recifes de corais e motivá-las a protegê-los.

O objetivo de sua arte – denominada Whaling Wall – é desenvolver nas pessoas uma consciência sobre a importância da conservação dos oceanos e animais marinhos. Nos países por onde passa, Wyland exige que, em algum momento, crianças estejam junto a ele enquanto pinta para que sejam incentivadas a conservarem o ambiente marinho desde pequenas.

Revista Ecoturismo