No início deste ano, a Exposição Amazônia Brasil, uma das mais importantes mostras da região já realizadas no mundo, lançou em Nova Iorque o projeto “Amazônia Brasil nas Escolas”, destinado à professores e alunos da rede pública de ensino da cidade. Este trabalho, que tem o apoio da Secretaria de Educação da cidade de Nova Iorque (The Board of Education), tem como objetivo levar informações sobre a Amazônia a docentes e estudantes, estimulando o olhar crítico desse público a respeito das questões socioculturais e biológicas da região.

A mostra proporcionou aos profissionais o conhecimento do guia pedagógico da Amazônia Brasil, que foi criado especialmente com o objetivo de orientar alunos de 3ª e 6ª séries a respeito da região e a grande variedade de assuntos e enfoques que podem ser abordados – desde a história e cultura da população e comunidades tradicionais, passando pela geografia, até a importância da conservação e das estratégias sustentáveis de desenvolvimento.

De acordo com Anna Claudia Agazzi, diretora executiva da Fare Arte, empresa que produziu a exposição, o projeto pedagógico é uma ferramenta diferenciada, que possibilita gerar uma consciência a respeito da importância da região amazônica e despertar o interesse de professores e alunos para a discussão sobre a necessidade de preservar a região e criar áreas de preservação, ajudando a estabelecer mudanças de comportamento nas crianças. “O trabalho também oferece a possibilidade de melhor compreender como vivem os povos da Amazônia e seu estratégico papel no desenvolvimento da região”, afirma Anna Cláudia.

A proposta desse projeto visa integrar não apenas os conteúdos acadêmicos sobre a Amazônia, como também sugerir atividades didáticas e artísticas paralelas para as crianças durante todo o ano letivo nas escolas. Os responsáveis pela Amazônia Brasil estão desenvolvendo esse mesmo projeto para alunos do ensino fundamental no Brasil.
A Exposição Amazônia Brasil foi realizada no Museu Nacional do Índio Americano (www.nmai.si.edu) e contou com a participação do embaixador Antonio Patriota; Dra. Marcia Lyles, vice-chanceler do Departamento de Educação da Cidade de Nova Iorque; Shannon Ramirez, oficial da Comissão de Nova Iorque para a ONU; Meg McDonald, presidente da Alcoa Foundation; Nemércio Nogueira, diretor de Assuntos Institucionais da Alcoa América Latina, e mais de 100 professores.

Revista Ecoturismo