O setor de turismo e esportes de aventura no Brasil encontra-se em um momento favorável e propício a investimentos. Nacionalmente, o setor teve um aumento médio de 15% ao ano no faturamento global, desempenho três vezes maior do que o alcançado pelo Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística), as atividades do turismo já representam 7,15% da economia nacional e 11% do setor de serviços.

Somado a esse cenário positivo, o mundo da aventura conta agora com um incentivo inédito no país. Trata-se da Sociedade Brasileira de Aventura (BAS), ONG concebida pela Adventure Sports Fair (ASF), principal evento do setor de esportes e turismo de aventura da América Latina. A criação da BAS é a consolidação natural das ações preconizadas pela feira, iniciada há 10 anos. O lançamento oficial da entidade será realizado na 10ª edição da Adventure Sports Fair.

Sem fins lucrativos ou finalidade econômica, a BAS foi concebida para desenvolver, incentivar, apoiar e divulgar o esporte, as expedições e o turismo na natureza, visando aproximar as pessoas do meio ambiente natural e cultural, conscientizando-as e mobilizando-as para práticas de proteção e conservação dos ecossistemas e valorização das culturas locais. A entidade tem como missão facilitar a descoberta da aventura como estilo de vida, por meio do turismo, esportes de aventura ou expedições autônomas e está focada na pessoa física.

Para isso, a BAS desenvolveu um plano de ações visando firmar parcerias com órgãos públicos e privados, empresas e outras ONGs para desenvolver projetos orientados para difusão do conceito e da prática do turismo, expedições e de esportes de aventura, além de promover o Brasil como destino cultural e turístico. No plano, constam ainda  ações de incentivo à pesquisa e à criação de um banco de dados sobre meio ambiente, turismo ecológico e assuntos correlatos. A entidade promoverá e apoiará campanhas de conscientização, instituições e buscará parceria com empresas que desenvolvam equipamentos e acessórios voltados ao turismo ecológico e esporte de aventura para beneficio de seus associados, através de programas de fidelidade, sempre respeitando os valores ambientais e de segurança do usuário, atuando como um apoio a todos os aventureiros, divulgando suas expedições, livros, DVDs, sites e produtos relacionados ao setor.

Em conjunto com a Adventure Sports Fair, a BAS apóia projetos de aventura com base na preservação das culturas locais, do meio ambiente e do desenvolvimento humano, tais como: as aventuras da Família Müller, os atendimentos médicos gratuitos da ONG Médicos da Terra, o trabalho do fotógrafo André Dib, o casal que deu a volta no mundo batizada de Challenging your Dreams – A World Adventure, entre outros projetos.
Congressos, feiras, seminários, workshops e eventos similares relacionados à promoção da aventura como estilo de vida também tem o engajamento e apoio da BAS.

Aventureiros renomados fazem parte do conselho da ONG e tem a oportunidade de contribuir com suas experiências na análise de projetos e ações da entidade. Waldemar Niclevicz, primeiro brasileiro a completar os Sete Cumes do Mundo, a escalada da maior montanha de cada um dos continentes e Renata Falzoni, consultora e vídeo-repórter atuante na ESPN/Brasil são alguns dos nomes que contribuem nas atividades desempenhadas pela entidade.

Para aqueles que ainda não são adeptos desse estilo de vida, mas se interessam pelo tema, o site da BAS (www.brazilianadventuresociety.org.br) ou simplesmente www.bas.org.br, terá um banco de projetos de expedições, informações sobre como organizar uma expedição, dicas de roteiros, notícias e um fórum exclusivo para troca de mensagens sobre temas ligados à aventura.

A BAS representa um importante passo no amadurecimento de um mercado com faturamento superior a R$ 290 milhões ao ano. Os aventureiros do Brasil agora têm um ponto de encontro para troca de informações sobre turismo e esportes de aventura, divulgação de expedições, entre outros assuntos de interesse.

Por Sérgio Franco, diretor da Adventure Sports Fair
Revista Ecoturismo