Nova Iorque tem um apelido inusitado: Big Apple, ou no português, a Grande Maçã. Tal denominação tem uma explicação. De acordo com o Museum of the City of New York, acredita-se que nos anos 20 um jornalista esportivo ouviu de funcionários de um estábulo em Nova Orleans que os hipódromos da cidade de Nova Iorque eram “Grandes Maçãs”. Essa denominação foi muito usada pelos músicos de jazz durante os anos 30 e 40. Eles adotaram esse termo para se referir à cidade de Nova Iorque, especialmente ao Harlem, como a capital de jazz do mundo.

O navegador italiano Giovanni da Verrazano pode ter sido o primeiro europeu a explorar a região de Nova Iorque em 1524. Mais de 80 anos depois, o inglês Henry Hudson subiu o rio que agora leva o seu nome. Mas foram os colonos holandeses que verdadeiramente começaram a construir a cidade. Em 1624, a cidade de New Amsterdam foi estabelecida na parte baixa de Manhattan. Dois anos mais tarde, de acordo com uma lenda local, o holandês Peter Minuit comprou a ilha de Manhattan dos nativos locais americanos por sessenta florins (cerca de US$ 24) de mercadorias.

Poucas pessoas sabem que Nova Iorque foi, por um curto período, a capital dos EUA (de 1789 a 1790) e a capital do estado de Nova Iorque até 1797. Em 1790, ela era a maior cidade dos EUA. Em 1825, com a inauguração do Canal de Erie que liga Nova York aos Grandes Lagos, a cidade teve uma grande expansão.

Uma Carta legal foi adotada em 1898,  e juntou todos os cinco distritos na Grande Nova Iorque. A cidade sempre foi e continua sendo um local de imigrantes. Principalmente na Europa, a imigração inchou a cidade no final do século XIX e começo do século XX. Depois da Segunda Guerra, muitos afro-americanos do sul, porto-riquenhos e latino-americanos se mudaram para a cidade também. Devido a essa variedade de grupos de imigrantes, Nova York é geralmente conhecida como uma verdadeira “salada cultural (melting pot)”.

Fatos curiosos
– Por que os táxis são amarelos em Nova York? John Hertz, que fundou a Yellow Cab Company em 1907, escolheu a cor amarela porque tinha lido um estudo realizado pela Universidade de Chicago que indicava esta cor como a mais fácil de ser notada.
– A Estátua da Liberdade tem 31 metros da base até a tocha e 93 metros da fundação até a tocha. Ela tem 10,5 metros de pulso; 2,5 metros de dedo indicador; e pesa 204 toneladas.
– Macy’s, a maior loja do mundo, cobre uma área de 195 mil m2 e tem um estoque de mais de 500 mil produtos diferentes.
– O maior desfile de rua do país na época do Halloween é o Greenwich Village Halloween Parade. Ele é também o único desfile noturno de Nova York.
– A cidade de Nova York tem uma área de praia de 930 km.
– Bronx é o único distrito de Nova York conectado ao continente.
– Existem mais de 66 mil quartos de hotel na cidade de Nova York.
– Mais de 280 mil empregos em NYC são gerados pelo turismo.

Fonte: NYC & Company, New York’s Official Visitor’s Bureau