O Festival de Publicidade do Turismo e Ecologia (FIPTUR), hoje em sua XIV edição, foi instituído em 1987, por iniciativa do empresário João de Oliveira Firme, com o objetivo de estimular o uso de técnicas adequadas para a divulgação do produto “turismo”, então tratado no Brasil de forma inadequada.

Em sua primeira edição, o FIPTUR foi sediado na cidade serrana de Gramado, onde se realiza outro Festival de renome internacional. Porém, a partir de 1989, o evento acontece em Foz do Iguaçu, por uma questão estratégia, visto que o município tem fluxo turístico o ano inteiro e sua localização é privilegiada, seno limítrofe com dois países do Cone Sul, a Argentina e o Paraguai.

O FIPTUR era um evento específico de publicidade e turismo. No entanto, a partir de 1992, diante da constatação de que não se pode promover o turismo sem considerar aspectos de sua infra-estrutura, nela inserido o meio ambiente, bem como o crescimento do turismo ecológico, o FIPTUR passa a se constituir num evento que debate, julga e premia a comunicação, a publicidade e o marketing do turismo e da ecologia.

Programação
Com a proposta de fazer da comunicação um instrumento para o desenvolvimento da sustentabilidade através da atuação de seus profissionais, compartilhando experiências com especialistas de diversas áreas estratégicas da publicidade, do marketing e do turismo, conscientizando e formando uma nova mentalidade na sociedade,  Salvador sediará, entre os dias 13 e 15 de agosto, no Grand Stella Maris Resort amp Convention, o XIV Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia (FIPTUR), o maior evento do setor na América Latina. Para discutir essas questões, políticos, especialistas em comunicação e turismo e profissionais de grandes organizações vão compartilhar suas experiências relacionadas ao tema.

Com uma programação diária que inclui workshops, palestras e debates com experientes profissionais de empresas e organizações nacionais e internacionais, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias de comunicação, como campanhas publicitárias, desenvolvidas para trabalhar a pauta ambiental na comunicação. Em três dias, o evento receberá 30 palestrantes profissionais do Brasil e do mundo, que vão discutir temas como marketing de turismo, criação, e planejamento de comunicação para a sustentabilidade sob os olhares publicitário e mercadológico.

Entre os convidados especiais que vão participar do evento estão o secretário de políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Airton Pereira, com a palestra “Políticas nacionais de turismo. Onde a comunicação pode interagir”, e o atual secretário estadual de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, com a palestra “A Comunicação com o Elo de Integração do Turismo e Meio Ambiente”, no dia 14. No mesmo dia haverá uma mesa redonda com os publicitários do Brasil, Hiran Castello Branco, da Venezuela, Alonso Júnior, do Chile, Pancho Gonzales e do México, Gary Bermúdez, para discutir o papel da comunicação e a sustentabilidade na América Latina, e ainda uma palestra com o vice-presidente da Associação Cubana de Comunicaciones Sociales, Carlos Alberto Masvidal. Da África do Sul, os publicitários David Frandsen e Amanda Kotz-Nhlapo, executivos responsáveis pela área de desenvolvimento do destino Cape Town, abordarão as “Estratégias de Marketing para a Atração de Turistas para a Copa 2010 na África do Sul”.

No último dia do evento, 15, a publicitária Nádia Rebouças falará sobre os “Diversos Brasis”, Guy Marcovaldi, do Projeto Tamar, e Bernadete Almeida, da Vale do Rio Doce, mostrarão como conseguiram reverter quadros de extinção da fauna local e degradação do meio ambiente na palestra “A Importância da Comunicação no Desenvolvimento da Sustentabilidade”. Já o presidente da Lew, Lara TBWA e presidente da ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), um dos organizadores do Congresso Brasileiro de Propaganda que acaba de ocorrer em São Paulo, Luiz Lara, abordará “A comunicação para o turismo e os Desafios de uma Proposta de Sustentabilidade”.

Pela primeira vez em Salvador um evento de publicidade vai oferecer aos seus participantes  workshops sobre planejamento e criação de campanhas  voltados para o turismo e a ecologia. Coordenados pelo professor Luis Garcia, coordenador do curso de pós-graduação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo), as temáticas serão apresentadas pelos professores Heraldo Bighetti Gonçalves, que possui mais de 25 anos de experiência na área de criação, Ismael Rocha, chefe do departamento de marketing da instituição de ensino, e Denis de Lima Silva, docente de Planejamento de Comunicação e fundador do Instituto de Ecoturismo do Brasil (IEB). Com vagas limitadas, os temas abordados serão Criação de Comunicação Mercadológica de Produtos Turísticos com Apelos Sustentáveis, Planejamento de Marketing para o Turismo Sustentável e Planejamento de Comunicação Integrada de Produtos Turísticos Sustentáveis. Ainda na programação do workshop, o Fiptur receberá Sério Campanelli, diretor do stúdio MCR, de São Paulo, que falará sobre a criação e produção de rádio, além de apresentar seu portfólio de trabalhos de publicidade e produção realizados em programas alternativos. Além disso, um dos pontos altos da programação do evento internacional de publicidade está concentrado no Festival, onde um júri internacional online, composto por profissionais de propaganda, vai julgar e premiar com troféus GP e Ouro, e diplomas de Prata e Bronze, peças criadas para os segmentos de turismo e ecologia.

Revista Ecoturismo