O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) defendeu a Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/06) e disse ser favorável ao manejo sustentável das florestas, para que possam ser aproveitadas sem danos.

Segundo ele, aqueles que atacam a legislação o fazem por terem concepções equivocadas, uma vez que a lei busca dar valor econômico à exploração sustentável dessas áreas. Ao lembrar que houve um crescimento de 602% da devastação ambiental em Rondônia, em comparação com 2006, o deputado afirmou que a solução para o problema ambiental é a criação de novas formas tecnológicas de acesso aos recursos, com o reflorestamento em áreas degradadas. “As reservas extrativistas são solução adequada para a região”, defendeu.

Valverde explicou que o Projeto de Lei 2635/07, de sua autoria, autoriza o Executivo a criar o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas, com objetivo de promover a sustentabilidade das florestas e desenvolver fontes de energia limpa. O fundo, segundo a proposta, será mantido a partir da exploração dos recursos do petróleo e servirá para a pesquisa e o desenvolvimento de fontes de energia limpa e busca de alternativas econômicas para evitar o desmatamento da floresta amazônica.

O deputado destacou a importância da Amazônia para o planeta e criticou o posicionamento de alguns militares sobre a questão amazônica. Tais autoridades, avaliou, demonstram opiniões pré-concebidas. “Não existe verdade absoluta, a ciência e as inovações tecnológicas precisam ser aceleradas para que melhor compreendamos o papel do homem sobre o bioma amazônico”, considerou o deputado, para quem a falta de estudos e pesquisas sobre o tema leva “à ignorância e aos pronunciamentos equivocados de autoridades”.

As principais áreas de proteção, disse, são exatamente aquelas regiões em que convivem as populações tradicionais da Amazônia, como indígenas, seringueiros, quilombolas, entre outros. Para o deputado, a proteção ambiental tem que ser entendida como parte integrante do processo de desenvolvimento, não como um entrave à economia.
Eduardo Valverde afirmou que o desenvolvimento significa a melhoria de vida da população, com mais eqüidade e a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Revista Ecoturismo