Acontece em Manaus – Amazonas, entre os dias 10 e 13 de setembro, no Studio 5 Centro de Convenções,  a IV Feira Internacional da Amazônia – FIAM 2008 – resultado de uma série de estudos realizados ao longo da década de 90, que mostraram a necessidade de se promover ações de caráter estratégico de modo a ampliar e incentivar as exportações e atrair investidores estrangeiros para o Pólo Industrial de Manaus (PIM) e demais estados da Amazônia brasileira.

A FIAM tem uma série de objetivos, entre eles: expor para potenciais investidores nacionais e estrangeiros, as diversas oportunidades de negócios que a Amazônia Brasileira tem a oferecer; atrair investimentos; estimular as exportações; promover novas oportunidades de negócios por meio do aproveitamento das potencialidades regionais; incrementar o fluxo de turistas e viabilizar parcerias para o setor turístico; e incrementar a fabricação de componentes no Pólo Industrial de Manaus (PIM), visando o desenvolvimento das cadeias produtivas e fomentar parcerias na área acadêmico-científica.

O evento tem o seguinte público alvo: importadores e fornecedores de mercadorias e/ou serviços; potenciais investidores nacionais e estrangeiros; operadores de turismo e logística, representantes de investidores e de instituições das áreas científica e tecnológica e formadores de opinião.

Suframa
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), criada pelo Decreto-Lei Nº 288, de 28 de fevereiro de 1967 e vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), é a autarquia responsável pela administração de um dos mais bem sucedidos projetos de desenvolvimento regional: a Zona Franca de Manaus.

Nos últimos 38 anos, o modelo econômico, idealizado pelo deputado federal Francisco Pereira da Silva, vem contribuindo para a criação de uma base econômica aliada à preservação do meio ambiente. O foco principal do projeto é o Pólo Industrial de Manaus (PIM), o segundo maior da América do Sul, que vem experimentando uma grande expansão, além de ser um nicho de inúmeras oportunidades para bons negócios.
No Plano Estratégico da Suframa destacam-se as seguintes linhas de atuação:
Visão de Futuro – Ser uma agência padrão de excelência na indução do desenvolvimento sustentável, reconhecida no País e no exterior.

Missão – Promover o desenvolvimento sustentável, mediante geração, atração e consolidação de investimentos, apoiado em capacitação tecnológica, visando à inserção internacional competitiva.

Objetivos Estratégicos – Identificar e divulgar oportunidades de investimentos; atrair investidores nacionais e estrangeiros e apoiar o empreendedorismo; obter o reconhecimento nacional e internacional como agência de indução do desenvolvimento sustentável; consolidar o Pólo Industrial de Manaus; buscar a permanente inovação organizacional.

Promoção Comercial e Atração de Investimentos – A Suframa desenvolve ações específicas de atração de investimentos e de promoção comercial dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM) por meio do Núcleo de Promoção Comercial (NPC).
Entre as ações está a realização da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), evento que acontece de dois em dois anos e que serve de vitrine dos produtos regionais e do Pólo Industrial de Manaus (PIM), possibilitando aos investidores conhecerem melhor as oportunidades de negócios na Amazônia.

Revista Ecoturtismo