A desaceleração do crescimento da demanda mundial de petróleo aliada à expansão da produção serão dois fatores que sustentarão a redução gradativa do preço do insumo no mercado internacional até 2015, quando o barril do tipo brent deverá se estabilizar entre US$ 70 e US$ 75 em termos reais. Esta projeção é um dos principais pontos do estudo “Contexto Mundial e Preço do Petróleo: uma visão de longo prazo”, apresentado pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Mauricio Tolmasquim, durante palestra na Rio Oil & Gas.

Tal análise revela a visão de longo prazo da empresa para o mercado internacional de petróleo e, na comparação com os dados mundiais dos países em desenvolvimento, há um crescimento médio de 4% do PIB, alavancando uma alta na demanda por petróleo de 1,7%. Já quanto à participação dos EUA, segundo o estudo da EPE, entre 2003 e 2006, o país teve participação relevante nesse crescimento de consumo, em função do seu forte crescimento econômico. Todavia, a redução de ritmo de incremento da demanda norte-americana em 2007 e na primeira metade de 2008 foi, em boa medida, compensada por um maior consumo de petróleo na China, na Índia e no Oriente Médio.

As projeções da EPE traçam ainda uma redução da demanda especulativa nos próximos anos, tendo como fator gerador a recuperação do valor do dólar. Isto acarretará em uma menor posição em petróleo nas aplicações financeiras.

Revista Ecoturismo