Acontece, entre os dias 17 e 21 de novembro, em São Paulo, a Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, evento que contará com a presença de delegados de pelo menos 40 países.

Participarão da Conferência representantes de governos, organismos internacionais, parlamentares, comunidade científica e acadêmica, iniciativa privada, sociedade civil e ONGs, entre outros.  Todos os países-membros da ONU foram convidados. Os participantes discutirão assuntos como biocombustíveis e segurança energética, o papel deste combustível como elemento sustentável e inovador e sua relação com a mudança climática, entre outros.

Entre 17 e 19 de novembro, acontecerão as discussões técnicas, enquanto nos dois últimos dias os chefes de delegação presentes elaborarão o documento que será entregue a seus respectivos Governos.

Na ocasião, será debatida também uma questão importante, uma vez que o Brasil quer desmistificar que os biocombustíveis são concorrentes do petróleo, pois, na visão brasileira, eles jamais vão substituir os combustíveis minerais na matriz energética mundial. O que pode ocorrer é que a adição do álcool à gasolina ou do biodiesel ao diesel venha diminuir o ritmo de crescimento do consumo de petróleo.

A Conferência Internacional sobre Biocombustíveis acontece no Hotel Grand Hyatt São Paulo, Av. das Nações Unidas, 13301.

Inscrições abertas no endereço eletrônico http://www.biofuels2008.mre.gov.br/

Revista Ecoturismo