O ministro do Turismo, Luiz Barreto, disse em Belém durante coletiva à imprensa, que a candidatura da cidade de Rio Branco à sede da Copa do Mundo de 2014 “é extremamente viável do ponto de vista da preservação do meio ambiente”. Denominado de Gol Verde, o projeto apresentado pelo Estado alia o maior evento do plante, a Copa do Mundo, em favor da luta pela preservação do planeta. Ainda segundo o ministro Luiz Barreto, a apresentação da delegação acreana impressionou os auditores da FIFA.

A coletiva aconteceu no Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, em Belém (PA), durante a 4ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Vinte cidades disputam dez ou doze sedes, que serão definidas pela FIFA até o mês de março. Rio Branco concorre diretamente com Belém e Amazonas.  De acordo com o ministro Luiz Barreto, o interessante é que duas cidades da Amazônia sejam selecionadas entre as sedes da Copa de 2014.

“A Amazônia possui a maior biodiversidade do planeta e jamais poderia ficar de fora da maior festa do futebol mundial. Por isso, temos conversado com o presidente Lula e com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para que duas cidades da Amazônia possam participar dessa grandiosa festa”, concluiu.

Estádio Arena da Floresta
Inaugurado em dezembro de 2006, ao custo de 20 milhões de reais, o estádio do governo do Estado atende a todas as normas exigidas pela FIFA. O estádio tem capacidade para 16 mil pessoas sentadas em cadeiras que desenham a imagem de animais da fauna silvestre da Amazônia (como a sucuri e o boto). O projeto final prevê uma ampliação para 45 mil lugares até a Copa de 2014.

Senildo Melo
Revista Ecoturismo