No segundo dia de atividades do I Congresso Internacional – 26 de junho – promovido pelo Sistema FIERO como parte da Semana da Indústria, o representante comercial do Chile na região Nordeste do Brasil, Álvaro Camargo Júnior ministrou palestra sobre as potencialidades daquele país.

Ele contou que veio a Rondônia para falar sobre a oferta exportável que o Chile possui. Durante a apresentação, o palestrante dividiu a oferta em três partes em três grandes setores. O primeiro, o setor de alimentos, foi subdividido em três áreas – setor agropecuário; com destaque forte para as frutas e as hortaliças. Já o segundo setor seria o pesqueiro, que de acordo com o representante comercial, consiste em “uma das indústrias mais importantes do Chile, país cujo litoral é extenso e a pesca realizada de Norte até o extremo Sul, quase perto da Antártida. Há uma variedade de pescados e frutos do mar”, afirmou.

Existe ainda a pesca extrativa e a de aqüicultura, com destaque para o salmão e a truta. E o terceiro grande setor de alimentos comporta o de produtos processados, e neste segmento o Chile tem uma importante indústria, comercializando as frutas e as hortaliças em conserva, os sucos de frutas, os alimentos industrializados, como biscoito, macarrão, chocolate, uma gama de produtos. “Outros dois setores são de grande importância para a economia chilena, o setor industrial em que a mineração tem valor ímpar com a exportação do cobre e da prata. No setor madeireiro, a indústria de papel celulose. Já no setor metalúrgico, o siderúrgico, nada que se compare ao setor industrial brasileiro. O Chile possui também indústria do setor do plástico, cosméticos, entre outros. A economia chilena é bem diversificada” enfatizou.

O palestrante ressaltou que um novo setor emergente na economia do país – o setor de serviços – começou a ganhar corpo nos últimos 20 anos. “Temos serviços na área de engenharia, que é sem dúvida o de maior destaque. Serviços para mineração, o desenvolvimento de softwares, de tecnologias de informação, serviços na área cinematográfica e de locações para filmagens. Em nosso ponto de vista, o Chile conta com vários setores que contribuem para Rondônia” disse.

Ao encerrar, Camargo Júnior falou que não dá mais para conceber Rondônia sem fazer negócios com seus países vizinhos como Bolívia, Peru, e mesmo um pouco mais distante, o Chile também está perto deste Estado. “Penso que é uma iniciativa natural e inteligente que a FIERO promova eventos para que o empresário rondoniense busque novos negócios, principalmente, neste mercado que apresenta mais de 140 milhões de consumidores. Não dá para escapar dessa realidade, se quiser ampliar a relação comercial”.
Ele fez referência ao slogan do Congresso – Abrindo fronteiras, fechando negócios – “Muito coerente e feliz a escolha do lema” comentou. “O Chile tem tudo para se tornar um excelente sócio comercial de Rondônia”.