O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, participou, nesta terça-feira (15), da abertura da 31º Feira Internacional do Mármore e Granito, Vitoria Stone Fair 2011, no Espírito Santo. O evento é considerado a maior feira de rochas ornamentais da América Latina, sendo que a edição deste ano conta com a participação de 95 expositores internacionais, número superior às edições anteriores.

Na cerimônia de abertura da feira, Lobão disse que o Espírito Santo é uma referência mundial em rochas ornamentais e que as exportações do setor representam uma boa fatia das exportações brasileiras. “O Espírito Santo tem uma participação especial no Plano de Mineração 2030, destacando-se justamente no setor de rochas ornamentais”, destacou.

O  governador do Estado, Renato Casagrande, que também esteve presente no evento, ressaltou a necessidade de investimentos em infraestrutura, no Estado. “Queremos cada vez mais a parceria do Estado com o governo federal, para as questões relacionadas aos nossos portos, aeroporto e rodovias”, afirmou o governador.

A 31ª edição da feira contará, ao todo, com 505 expositores e a previsão é que cerca de 20 mil pessoas de 65 países e de estados brasileiros passem por lá durante os quatro dias de exposição. Autoridades federais, estaduais e municipais participam do encontro.

A Vitória Stone Fair contará com a presença de grandes empresas nacionais e internacionais, que apresentarão as novidades das pedras ornamentais e as novas tecnologias em equipamentos e insumos. Na exposição, serão exibidos granitos clássicos, exóticos, mármores, ardósias e quartzitos.

Dados do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) apontam que no período de janeiro a dezembro de 2010 as exportações do setor no Brasil atingiram a marca US$ 959,1 milhões, correspondendo a um crescimento 32,4% quando comparado ao mesmo período de 2009.

fonte: Ministério de Minas e Energia