Kelly Dantas de Vasconcelosjpg

Kelly Dantas de Vasconcelos criou há 15 anos a Universidade da Criança, escola que tem a proposta de democratizar ensino de qualidade para alunos de baixa renda no Amapá.

Kelly Dantas de Vasconcelos, empresária amapaense, foi a única brasileira a participar do Prêmio Empretec para Mulheres nos Negócios da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad). O reconhecimento é concedido a mulheres de países em desenvolvimento que tenham criado negócios de sucesso, gerado empregos e que sirvam de inspiração para outras pessoas em suas comunidades. As vencedoras foram anunciadas na sede da ONU em Genebra, na Suíça, durante o Fórum Mundial de Investimentos 2014, no dia 15 de outubro. A brasileira foi selecionada entre as dez de cem candidatas para competir com empreendedores de países como Jordânia, Argentina, Nigéria, França e Senegal.

 

Realizado a cada dois anos pela Empretec, programa-chave da Unctad em parceria com o Sebrae para o empreendedorismo, o Prêmio destaca realizações notáveis de mulheres nos negócios. Kelly Dantas é fundadora da Universidade da Criança (Ucri) e matemática por formação. “O projeto disponibiliza serviços educacionais para crianças, com um método de ensino que promove a inovação e a tecnologia”, avaliou a Unctad ao descrever o projeto educacional da empresária. “Nós trabalhamos com soluções criativas e de inovação. Além de um sistema de ensino diferenciado, atuamos com compromisso social, temos o ‘Educa Mais Brasil’, que dá meia bolsa de estudos para crianças que não podem pagar a mensalidade inteira, cursos livres aos sábados para pessoas de baixa renda e doamos um real de cada mensalidade para o IJOMA”, completou a educadora.

 

A trajetória de Kelly Dantas no Sebrae Amapá é exitosa. Ela avalia a participação no Empretec como um divisor de águas em sua trajetória profissional. Pela mesma razão que concorreu ao prêmio internacional da ONU, Kelly Dantas já foi uma das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Segundo a ONU, pelo menos um terço de todas as empresas do mundo é gerida pelo sexo feminino. Este ano, as escolhidas são mulheres que incorporaram o poder da tecnologia e da informação em seus negócios. “Por diversas vezes tive que ‘trocar o pneu do carro’ com ele em movimento, e como chave de roda utilizei o Sebrae. Superamos, crescemos e aprendemos, e hoje a Ucri tem 15 anos. O início foi árduo e hoje gera 50 empregos”, relatou.

 

Kelly Dantas não levou o prêmio, mas se sente vencedora pela participação e por representar o Amapá e o Brasil no importante evento internacional. “Ter participado do prêmio representa um grande reconhecimento a minha empresa e a toda equipe que faz a Ucri acontecer, na verdade, o meu negócio se confunde com o que sou e é a expressão do que há de melhor em mim. Então reconhecer a Ucri é reconhecer os 15 anos de muito trabalho, dedicação e sobretudo amor”, afirmou. “Ao Sebrae no Amapá, fica meu reconhecimento. Meus sonhos foram transformados em metas e minhas metas em realizações. Depois do prêmio, aumentou também a nossa responsabilidade e o desejo de ser do bem, fazendo o bem e é claro, gerando bens”, destacou.

 

O Prêmio

Para ser indicada ao Empretec Women in Business Award 2014, é preciso ser mulher e ter se qualificado no Empretec. As indicadas pelas unidades do Sebrae no país, tiveram seus nomes encaminhados ao Sebrae Nacional, que escolheu a empresária de maior destaque para ser a finalista em nível de Brasil. “Reconheço o talento das outras empresárias do Brasil e do mundo que contribuem com seus países, gerando empregos e riqueza. Sabemos que a mulher assume vários papéis e isso é um dos nossos maiores desafios. Tenho certeza de que todas são merecedoras. Representá-las sobretudo foi uma grande honra”, finaliza a empresária a empresária.

 

Histórico

A Escola UCRI foi fundada em 1999 com a proposta da educação transformadora, que propiciasse à criança a possibilidade de inserir-se socialmente com plena realização, privilegiando as relações afetivas que devem permear o processo educativo. Atende a crianças de 1 a 10 anos, nos turnos matutino e vespertino, e inaugurou a UCRI Baby que cuida de crianças até 3 anos. A Escola UCRI propicia autonomia, iniciativa, criatividade e construção de conhecimento, com o auxílio de tecnologia, estímulo ao talento e à tolerância.

 

* Com informações do Sebrae Amapá