Há quem acredite que a estagnação econômica é passageira. Enquanto isso ainda é só discurso, empresários do setor da construção civil aumentam os investimentos em diferenciais para atrair compradores, em especial da classe mais abastada.
O primeiro semestre de 2015 não foi o pior momento da construção civil em Santa Catarina, mas também está longe de ter sido o melhor. Juros altos reduziram a procura por financiamentos imobiliários e o corte no Orçamento da União atingiu principalmente as obras de infraestrutura.
 
Mesmo com a maré em formação contrária, a maioria dos empresários do setor aposta forte neste segundo semestre e, principalmente, no próximo ano. Um exemplo disso é os imóveis cheios de diferenciais para atrair compradores, em especial da classe A.

 
O desafio nesse nicho é conseguir surpreender o cliente, uma vez que são extremamente exigentes e querem projetos exclusivos, confortáveis e requintados.
 
Além de boa localização, os diferenciais desses imóveis são complementados por técnicas de construção sustentável, sistema de aquecimento solar, vedação acústica, sistema central de ar condicionado, controle remoto individual em todos os ambientes…
 
Condomínios deixaram de ser “apenas” condomínios. Viraram pequenas cidades cercadas, com spa, espaço fitness, sauna, piscina grande e aquecida, paisagismo e sistemas de iluminação nas áreas externas e jardins.
 
E é justamente nos diferenciais que as empresas focam para continuar no azul. Uma prova disso é que o mercado imobiliário segue aquecido.
 
Ecoville Residence
 
No Ecoville Residence, assinado pela Neo.G Empreendimentos, o espaço de lazer completo, mobiliado e climatizado é um dos diferenciais, além de o condomínio estar em um dos melhores e mais nobres bairros de Itajaí, a Ressacada. Os apartamentos, de dois ou três dormitórios, têm acabamento de alto padrão. O prédio possui piscina adulto e infantil com espelho d’água e deck externo; espaço gourmet externo com quiosques; salão de festas com espaço gourmet e gazebo; salão de jogos; lan house; brinquedoteca; playground; academia; espaço zen; espaço yoga e pilates.
 
One Tower
 
Com área de lazer no 56º e 57º andar, o espetacular One Tower, em Balneário Camboriú, é de deixar qualquer um sem palavras. Cada apartamento no condomínio assinado pela FG Empreendimentos tem quatro suítes, três ou quatro vagas de garagem por morador. Cada unidade tem como diferencial um terraço e hidromassagem privativos. A área de lazer possui desde playground e baby room até pomar, pet care, campo de mini golf, pub, cinema, sauna, wine bar, adega, piscina térmica, espaço de estética, de pilates e de massagem.
 
Lagoa Village
 
A Lagoa da Conceição, em Florianópolis, é o pano de fundo do condomínio Lagoa Village, da Álamo Construtora. As casas com três dormitórios, lavabo, churrasqueira, duas vagas de garagem e jardim privativo atraem muitos casais que querem desfrutar de todo o conforto de uma casa, mas com a mesma comodidade e segurança de um condomínio. O lugar ainda oferece praça interna, espaço gourmet, sala de jogos, piscina, playground, academia, parede de escalada, guarderia, surfstation, jardim vertical, horta, guarita e zeladoria.
 
O popular chique e confortável
Ainda que a classe ‘A’ seja o maior foco, neste momento do setor imobiliário muitas empresas que trabalham com outros modelos de construções ganham cada vez mais espaço e têm uma parcela importante na movimentação econômica.
São empresas como a G.Laffitte Incorporações e Empreendimentos Imobiliários, de Camboriú. A abertura de loteamentos com infraestrutura completa de água, esgoto, energia e pavimentação asfáltica em localização privilegiada são alguns dos atrativos disponibilizados pela urbanizadora para atrair clientes.
Outro ponto forte é o financiamento próprio, alternativa que tem facilitado as vendas diante da alta da inflação e dos juros praticados pelo mercado.
“Com o atual cenário econômico, o consumidor tem procurado por alternativas que ajudem a baixar o custo do imóvel e/ou financiamento. Dessa forma, o financiamento direto, como o realizado pela G.Laffitte, torna-se mais atrativo devido ao custo efetivo mais baixo gerado pelas melhores taxas de juro”, avalia o gerente da empresa, Bryan Laffitte Masters.
 
O condomínio Acqua Di Zimbros, em Bombinhas, fica próximo à praia e tem fácil acesso à cidade. A implantação prossegue, mas é possível ver os diferenciais planejados para atrair compradores: projeto paisagístico, ruas asfaltadas e espaço de lazer
 
Cresce a procura por terrenos em Santa Catarina
 
Preços e sistema de financiamentos acessíveis, localização e investimentos que garantem mais segurança e valorização atrativa justificam o crescimento das vendas de terrenos em Santa Catarina.
O Vale do Itajaí e a capital são as principais regiões procuradas por investidores que vêm para cá atraídos por belezas naturais, infraestrutura e lazer.
Não apenas os terrenos começam a ficar escassos e caros, mas o metro quadrado da construção também aumentou. Dependendo do tipo de imóvel e a sua localização, o metro quadrado pode chegar a valer R$ 8 mil em Balneário Camboriú.
Uma conta aparentemente difícil de ser digerida em tempos de crise, mas uma realidade para o setor imobiliário, que não sentiu ainda os reflexos da baixa do crédito no país como outros segmentos econômicos.
A G.Laffitte Incorporações e Empreendimentos Imobiliários, sediada em Camboriú, é um exemplo do aquecimento do marcado imobiliário catarinense.
De janeiro a agosto deste ano, foi vendido um total de mil lotes em cinco cidades do Vale do Itajaí onde a urbanizadora atua há mais de 30 anos.
A procura pelos terrenos tem sido tão grande que a expectativa é dobrar as vendas até o fim do ano no Vale do Itajaí, região que concentra um alto índice de desenvolvimento humano.
“A expectativa é das melhores neste segundo semestre, em especial por se tratar de uma das áreas que mais cresce no estado, está próxima a aeroportos, praias e importantes centros portuários e industriais”, enumera o gerente da empresa, Bryan Laffitte Masters.
 
Turismo e obras de infraestrutura alavancam a construção civil
Santa Catarina foi o quinto estado mais procurado por turistas internacionais em 2014, conforme relatório da Federação da Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
 
As belezas do estado, o acesso à cultura, a produtos e serviços que não perdem em nada para as principais capitais brasileiras, e tudo com acesso fácil e mais seguro, atraem o turista que, em pouco tempo, torna-se um ‘novo catarinense’.
 
O interesse imobiliário se dá de duas formas neste caso: ou para a aquisição de uma segundo imóvel ou para a compra de um apartamento (ou casa) para se transformar no endereço principal da família.
 
Muitos casais também investem em imóveis no principal eixo turístico, Florianópolis e Vale do Itajaí, para atender filhos na faculdade e depois serem residência fixa após a aposentadoria.
 
Da mesma maneira, as obras de infraestrutura têm parcela importante no giro da cadeia da construção civil de 2013 para cá. Após a finalização de uma grande obra, é natural o surgimento de novas empresas e investimentos privados.
 
A consequência é a geração de emprego, a expansão do comércio e de moradias. Este crescimento também dá um giro importante na cadeia da construção civil. Um dos maiores exemplos é o que ocorre no sul do estado.
 
Após a duplicação da BR-101, a região sul tem atraído investimentos industriais, de logística e turismo. A previsão é que o desenvolvimento das cidades, em especial as margeadas pela rodovia, tenha o mesmo crescimento ocorrido  no norte catarinense.
 
Fonte: Notisul