Foi dada a largada e começam ainda este mês as obras para a construção da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes, no Amapá. Este é um dos temas que serão debatidos no IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática, que acontece nos dias 17 e 18 de Novembro, na cidade de Porto Velho, capital rondoniense.

 

Atualmente, grande parte da energia que abastece o Amapá é gerada a partir do consumo de óleo diesel, fonte de energia não renovável. A construção da Usina de Ferreira Gomes ajudará o estado amapaense a ser auto-suficiente em fontes de energias renováveis, devendo gerar 252 MW/h, volume suficiente para abastecer uma cidade de até 800 mil habitantes.

 

Com investimento superior a R$ 1 bilhão, a construção da Usina de Ferreira Gomes irá gerar 10 mil empregos, diretos e indiretos; e será importante para o desenvolvimento local, partindo do princípio de que o aproveitamento hidrelétrico  pode representar a maturidade no licenciamento ambiental no Estado, tanto pro parte dos pesquisadores, quanto dos licenciadores.

 

Construída dentro das florestas amazônicas no Amapá, a Usina de Ferreira Gomes ajudará o estado a  ter capacidade para exportar eletricidade para outras cidades do Brasil.

 

O IX Seminário Internacional de Sustentabilidade e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática será realizado no auditório da Faculdade São Lucas, em Porto Velho, Rondônia.

 

Para participar, as inscrições devem ser feitas através do site www.revistaecoturismo.com.br.

 

Jéssica Amador

Assessoria de Imprensa IX Seminário Internacional e X Prêmio Ecoturismo e Justiça Climática