O Equador confirmou sua participação no 27ª edição do Festuris – Festival do Turismo de Gramado, que acontecerá de 5 a 8 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Serra Park em Gramado (RS)
 
 O país é pequeno e parece um vizinho desconhecido que o brasileiro mal ouve falar. Mas o Equador guarda uma das melhores experiências em todo o continente sul-americano. Não só por sua população que costuma dar um banho de simpatia, mas também por suas atrações – sejam elas históricas ou naturais. Quito é a porta de entrada principal para quem vem do Brasil por vias aéreas e que, embora não conte com voos diretos, pode ser acessada a partir de conexões rápidas em cidades como Lima e Bogotá. 

 
 Rodeada por vulcões andinos a 2.800 metros de altitude, a capital do Equador tem como principal destaque seu bem conservado centro histórico que lhe garantiu ser reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1978. Outro patrimônio listado é a bela cidade colonial de Cuenca, com suas igrejas e edifícios coloniais e ruas calçadas de pedras e uma deliciosa atmosfera da América hispânica. 
 
No entanto, para a maioria dos turistas estrangeiros a atração mais disputada do Equador, para o bem ou para o mal, é o arquipélago de Galápagos. Sua singular e endêmica fauna é de tal forma especial que marcaram as ideias de Charles Darwin. Anos mais tarde, o naturalista inglês publicaria seus conceitos sobre a evolução das espécies, uma obra que quebraria paradigmas não só dentro das ciências naturais, mas também da religião e da sociedade. Iguanas, tartarugas gigantes e uma miríade de espécies de aves, entre outros animais, ainda estão lá sendo caçados pelas máquinas fotográficas dos turistas.
 
A Feira
A feira de negócios é frequentada por um púbico altamente qualificado e com poder de decisão. Durante dois dias de intensa atividade, mais de 14 mil profissionais circulam pelos 20 mil metros quadrados de feira, conferindo os mais de 2.500 expositores, distribuídos em 400 stands.
Uma das razões para o crescente sucesso da feira é a sua segmentação por nichos de mercado. Sempre na vanguarda, o Festuris lança salões que atendem as demandas do turismo mundial.