O ambiente ficará aberto até o final dos Jogos Paralímpicos, apresentando a beleza das paisagens e a riqueza cultural brasileira

Por Pedro Fideles

A diversidade de paisagens naturais e urbanas dos destinos turísticos brasileiros está em destaque no Espaço Dome da Casa Brasil. O ambiente promoverá o turismo aos visitantes brasileiros e estrangeiros até o dia 18 de setembro, com o encerramento dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O Dome tem como principal atrativo uma tela em 180 graus, que apresenta vídeos e fotos dos destinos turísticos do país, além de abordar outros temas de exposições da Casa Brasil, como investimentos e agricultura familiar. O ambiente retrata destinos das cinco regiões brasileiras e tem capacidade para 20 visitantes durante cada apresentação.
As dimensões continentais do território brasileiro estão entre os fatores que contribuem para a diversidade de biomas e manifestações culturais. As paisagens da Região Norte são marcadas pela biodiversidade amazônica e pelo encontro das águas dos rios Negro e Solimões. No âmbito cultural, as heranças indígenas preservadas na gastronomia e manifestada no folclore se destacam entre os atrativos.
Os cenários do Nordeste brasileiro têm como atrativos culturais os casarões, igrejas e palácios dos bairros históricos que margeiam o Oceano Atlântico. Entre os atrativos naturais, as praias destinadas ao lazer e à prática de esportes se destacam no litoral, enquanto a vegetação rasteira da Caatinga marca a paisagem do interior dos estados.
O Centro-Oeste do país tem suas paisagens naturais coloridas pela biodiversidade dos biomas Cerrado, predominante na capital do Brasil, e Pantanal no Mato Grosso do Sul. Brasília também tem suas paisagens marcadas pela arquitetura dos edifícios e monumentos históricos do Plano Piloto, tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1987.
As praias e serras cobertas pela Mata Atlântica do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os edifícios históricos e a arquitetura moderna de São Paulo e as cidades históricas de Minas Gerais compõe os cenários da Região Sudeste brasileira, que abriga os destinos brasileiros mais visitados pelos estrangeiros motivados por lazer, negócios, eventos e convenções, segundo pesquisas do Ministério do Turismo.
E a Região Sul, conhecida pela herança cultural dos imigrantes europeus, tem suas paisagens marcadas pela arquitetura, pela biodiversidade do Pampa e pelas fazendas históricas. A agricultura familiar também está entre os atrativos da região, que são enaltecidos com roteiros turísticos que preservam a história e o processo de produção do café, do vinho e da cerveja.

Serviço Exposição Dome, Casa Brasil, Pier Mauá
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10 – Centro

Período de Funcionamento:
De 5 de agosto até o dia 18 de setembro

Horário de funcionamento:
De 5 a 18 de agosto – 10h às 20h
De 19 de agosto a 6 de setembro – 14h às 20h
De 7 a 18 de setembro – 10h às 20h
Acesso: A pé ou por VLT (recomendamos consultar os canais de comunicação da Prefeitura Municipal sobre eventuais fechamentos de vias)
Entrada gratuita

Fonte: Ascom/Ministério do Turismo