mt“Capacitação do ecoturismo nos destinos ao redor do mundo”, esse é o tema principal da 8ª edição da Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 Ecotourism and Sustainable Turism Conferece). O evento vai reunir os principais representantes do segmento de ecoturismo do mundo, entre os dias 26 a 30 de abril, na cidade de Bonito-MS. Na edição brasileira são esperados cerca de mil participantes vindos de 45 países.

A conferência, considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades. A ESTC ajuda a reforçar o papel do turismo na construção de um futuro mais sustentável.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun, a realização da conferência em Bonito vai contribuir para uma análise crítica acerca das relações complexas entre sociedade e a natureza, focando particularmente o turismo. Consequentemente para a formatação das políticas ecológicas e de sustentabilidade. “Uma excelente oportunidade para a troca de experiências com líderes e formadores de opinião internacionais, do segmento de ecoturismo e sustentabilidade, e assim, fortalecer a cooperação entre entidades, comunidade, poderes públicos e privados, na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável”, destacou.

Os inscritos terão a oportunidade de debater, com os maiores especialistas do mundo, questões sobre o ecoturismo, a sustentabilidade, o potencial do turismo agregado ao valor econômico, e a contribuição das comunidades locais na preservação do meio ambiente.

A Conferência é realizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties-International Ecotourism Society), em parceria do Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e com apoio da Embratur, da Prefeitura de Bonito e do Conventions Bureau de Bonito.