Encontro Internacional para Liderança na Engenharia reúne estudantes de engenharia de cinco países com a finalidade de propor soluções inovadoras e inteligentes para os problemas enfrentados pelos municípios brasileiros

 

Em sua segunda edição, o Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE) traz novamente o tema Cidade do Futuro para que estudantes de engenharia do Brasil, Colômbia, Índia, Nigéria e Portugal desenvolvam soluções para os problemas de cidades brasileiras baseadas em aspectos como inovação, viabilidade de implementação e impacto na sociedade.

 

Desde terça-feira (5), cerca de 50 alunos de graduação e pós-graduação da Escola Politécnica de São Paulo e de universidades internacionais parcerias do programa estão reunidos, em Santos, para debater com professores e especialistas temas como mobilidade urbana, sustentabilidade, energia e tecnologia. O programa conta com uma semana de atividades no campus da USP (em Santos), dois meses para os grupos de alunos estruturarem propostas de solução para as cidades e seis meses para que o melhor projeto seja desenvolvido.

 

“Com caráter inovador e internacional, o EILE tem o objetivo de se tornar um agente importante no desenvolvimento das cidades brasileiras. Queremos possibilitar que jovens de todo o mundo tenham protagonismo nesse avanço, colocando o conhecimento gerado nas universidades em sintonia com as necessidades dos municípios”, afirma Eduardo Raya, ex-presidente do Grêmio Politécnico e fundador do programa.

 

Para Andre Lacerda, coordenador geral do EILE, o projeto possibilita a sintonia entre academia, poder público e iniciativa privada, além de estimular o surgimento de soluções que melhorem a qualidade de vida nas cidades do Brasil.

 

Na edição de 2016 o projeto vencedor foi o Smart Canaries, que propôs instalar sensores em ônibus de linha para analisarem continuamente a qualidade do ar dos locais por onde circulam. Os dados captados podem ser usados para compor gráficos e mapas e também comparados a outros indicadores, auxiliando gestores a tomar decisões que possam melhorar o ambiente urbano.

 

Sobre o EILE – O Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE) é um programa organizado pelo Grêmio Politécnico – associação dos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – e conta com o apoio da USP.

 

Serviço:

Evento: Encontro Internacional para Liderança na Engenharia (EILE)

Data: de 5 a 10 de setembro

Horário: das 9h às 18h

Local:  Santos – Pça. Cel. Narciso Andrade, s/nº (Edifício Cesário Bastos – USP).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Grêmio Politécnico

Siga-nos em:

Comments

comments