Estados Unidos e Cuba podem voltar a contar com voos comercias diretos entre algumas de suas cidades. Desde a década de 60, por questões diplomáticas, não há voos comerciais entre os dois países, e apenas aviões fretados realizam operações entre Cuba e Estados Unidos, mas esta sitação está prestes a mudar: a Delta Airlines quer oferecer um voo programado para a capital cubana.

A proposta de oferta das frequências entre Estados Unidos e Cuba foi primeiramente apresentada pela Delta ao Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT), que já aprovou o projeto. Com o sinal verde do DOT, a Delta Airlines deve oferecer voos de Miami, Nova York e Atlanta com destino a Havana e daívoos para outras 9 cidades cubanas.

Embora as rotas ainda estejam pendentes de aprovação regulatória cubana, de acordo com Nicolas Ferri, vice-presidente de Planejamento da Delta para América Latina e Caribe, a expectativa é que os voos sejam operados até o fim deste ano. Segundo previsão da empresa, durante o verão norte-americano a Delta Airlines deve começar a vender passagens aéreas para Havana.