Faltam quatro meses para a Black Friday e muitos consumidores e lojistas já estão se preparando para a data.

 

Em 2017, segundo levantamento do Google, as lojas online faturaram um total de R$ 2,1 bilhões, com um crescimento de mais de 10% em relação a 2016. Tais resultados consolidam o festival de ofertas como a segunda melhor data para o varejo brasileiro, atrás apenas do Natal. Nos últimos anos, os campeões de vendas na promoção black friday Brasil foram os eletroeletrônicos (smartphones, TVs e eletroportáteis).

 

Para aproveitar a black friday é preciso planejamento. A primeira dica é começar a acompanhar preços de alguns produtos de maior interesse, como eletrodomésticos e eletroeletrônicos, e anotar os valores antes das ofertas. Ao acessar um site de compras, verifique se há informações como endereço, telefone e CNPJ, que ajudam a comprovar a idoneidade daquele site. Todos os anos o Procon monitora as páginas eletrônicas com produtos atraentes, já que diversos sites dão descontos em produtos desde o início do mês de novembro. Em caso de dúvidas, consulte o órgão antes da compra.

 

A Black Friday tem origem nos Estados Unidos com o conceito de oferecer grandes descontos para diversos produtos em grandes lojas (físicas e online). No Brasil, as lojas começaram a aderir às promoções em 2010 e desde então é uma das datas mais esperadas pelos consumidores.