embarcacaoEm 1984, o economista Vilfredo e a professora Heloísa surpreenderam parentes, amigos e colegas de trabalho com uma decisão “fora do padrão”: abandonar a vida estável e confortável em terra firme e zarpar pelo mundo a bordo de um veleiro, acompanhados dos três filhos pequenos, Wilhelm, 7 anos, David, 10, e Pierre, 15. E assim viveram por dez anos: velejando pelo mundo, conhecendo e descobrindo novas aventuras… e fazendo de um sonho a razão de suas vidas. Três décadas depois, com algumas aventuras marítimas no meio e as crianças, agora, homens feitos e até mesmo pais de uma nova geração, a Família Schurmann volta a exercitar o desapego. A partir das 16h de domingo, 21 de setembro de 2014, o novo veleiro Kat passa a ser a moradia dos Schurmann nos próximos dois anos e três meses e a imensidão do mar, o destino da Expedição Oriente!

Depois de cinco anos de muito planejamento, o apoio fundamental dos patrocinadores Estácio, HDI Seguros e Solví e de dias e noites dedicados a um dos mais ambiciosos projetos brasileiros de volta ao mundo, a Família Schurmann oficialmente começa uma aventura de proporções inéditas no Brasil. Na terceira expedição ao redor da Terra, os navegadores percorrerão cerca de 30 mil milhas (o equivalente a quase 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos, 29 países e cinco continentes. Pela primeira vez, chegarão à Antártica e à República Popular da China, que fica a aproximadamente 17 mil quilômetros de distância do Brasil. Uma curiosidade é que as rotas das aventuras anteriores somadas ao roteiro da Expedição Oriente resultariam em 14 viagens da Família Schurmann à China.

O roteiro reserva lugares desconhecidos e a nova travessia também marca a estreia da terceira geração a bordo: o jovem Emmanuel integrará a tripulação Schurmann, formada pelo casal Vilfredo e Heloísa e os filhos Wilhem, David (líder da tripulação de terra) e Pierre – os dois últimos, em alguns trechos da aventura. Kat, a filha caçula, falecida em 2006, está simbolicamente presente ao inspirar o nome do novo veleiro da família, neste projeto que envolve inovação, tecnologia e sustentabilidade. Com a Expedição Oriente, a Família Schurmann velejará inspirada em polêmicas teorias que defendem os chineses como os primeiros grandes navegadores e descobridores do mundo. Ou seja, os primeiros aventureiros a contornarem o globo.

 

Crédito: Família Schurmann/Divulgação

tripulação a bordo

Na primeira aventura, há 30 anos, Heloísa era a única mulher junto aos quatro rapazes da família – Vilfredo e os meninos Wilhelm, David e Pierre. Na segunda, ganhou a companhia da doce caçula Kat. Agora, na Expedição Oriente, são três. Mas o time masculino também ganhou reforços. No total, são 12 tripulantes a bordo! Por meses, os novatos participaram de cursos e treinamentos para finalmente vivenciarem na prática a vida no mar. Entre as lições da Família Schurmann, o desapego, claro. “Cada um pode levar, no máximo, quatro calçados, que precisam ser funcionais”, exemplifica Heloísa Schurmann. As regras incluem mudanças de comportamento em prol do planeta – como banhos rápidos e cuidados para evitar o desperdício de água, mesmo estando na imensidão do oceano – e do bem-estar de todos. “Perfumes e desodorantes com cheiro forte não podem. A vaidade de um pode causar enjôo no outro”, acrescenta ela.

Prontos para uma aventura radical, Ben Lieberbaum, chef de cozinha; Carlos Antonio da Silva, marinheiro; Eduardo Talley, coordenador de mídia, produtor e fotógrafo; Fabiano de Queiroz, operador de som e marinheiro; Fernando Horn, operador de elétrica e eletrônica e marinheiro; Gabriela Chimbo, administradora financeira; Gustavo Millet, diretor de fotografia; Heitor Cavalheiro, assistente de direção, e Natalie Ancieta, administradora de Logística, passam a integrar a tripulação da Expedição Oriente, ao lado do capitão Vilfredo Schurmann, da autora e pesquisadora Heloísa Schurmann, do primeiro imediato Wilhelm Schurmann – além dos outros filhos David e Pierre e o neto Emmanuel Schurmann, que embarcarão em pontos específicos. Vale lembrar que toda a tripulação está assegurada pela HDI Seguros, assim como o veleiro Kat.

velejadores schurmann

Vilfredo Schurmann

Economista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Vilfredo foi consultor financeiro de grandes corporações brasileiras, tais como Ceval (hoje, Bunge), Weg AS e outras. Aos 35 anos de idade, trocou uma carreira bem-sucedida e a vida em terra firme pelo prazer de desfrutar momentos de aventura junto com a família, navegando pelo mundo em um veleiro. O capitão da Família Schurmann liderou e coordenou as duas expedições no mar. Foi condecorado com a Medalha do Mérito Naval da Marinha do Brasil. Vilfredo foi produtor do documentário “Em Busca do Sonho”, da série “Magalhães Global Adventure” para a Rede Globo de Televisão e do longa-metragem “O Mundo em Duas Voltas”. É presidente da Schurmann Produções Cinematográficas, palestrante e responsável pelos projetos educacionais do Instituto Kat Schurmann.

Heloísa Schurmann

Graduada professora de Inglês pela New York University com especialização na área de Pedagogia, Heloísa educou os quatro filhos, nas duas expedições de volta ao mundo.   Ela é pesquisadora, responsável pelo conteúdo dos projetos globais e autora dos diários de bordo da família. Heloisa é escritora e publicou três best sellers nacionais e, recentemente, o livro “Pequeno Segredo”. Ela desenvolveu o Programa Pedagógico da segunda expedição, intitulado “Educação na Aventura”, acompanhado por mais de 2 milhões de alunos no Brasil e nos Estados Unidos. É palestrante e responsável pelo núcleo de dramaturgia da produtora e conteúdo digital da Família Schurmann.

Pierre Schurmann

Pierre partiu aos 15 anos com sua família durante sua circum-navegação “10 anos no Mar”. Desembarcou nos Estados Unidos para estudar na universidade. Em terra firme, começou sua carreira como corretor no Smith Barney. Em 1994, retornou ao Brasil para trabalhar na estruturação do projeto “Magalhães Global Adventure”. Em 1997, iniciou uma carreira empreendedora independente, que o levou a criar e vender três empresas: Zeek!, Conectis e Experience Club.

David Schurmann

Diretor e produtor, formado em Cinema e Televisão na Nova Zelândia, David iniciou carreira internacional com 19 anos como diretor do programa “In Focus” da TV3, na Nova Zelândia, onde viveu por seis anos. Ele dirigiu filmes em mais de 20 países para publicidade, séries de televisão, além de curtas e longas-metragens, recebendo prêmios no Brasil e no exterior. Destaque para os “O Mundo em Duas Voltas” e “Desaparecidos”. Além de palestrante, David é o diretor/administrador da empresa Schurmann Produções Cinematográficas – que, atualmente, produz o filme “Pequeno Segredo” – e responsável pelo planejamento e administração da nova Expedição Oriente.

Wilhelm Schurmann

Aos 7 anos, Wilhelm embarcou com a família para navegar ao redor do mundo. Ele viveu 10 anos no veleiro, onde estudou por correspondência, aprendeu três idiomas fluentemente, conheceu mais de 42 países e viveu aventuras inesquecíveis. Aos 10 anos, aprendeu a velejar de windsurfe e – apaixonado pelo esporte – tornou-se atleta profissional, participando de competições em vários países do mundo. Unindo talento e dedicação, ele se destacou no cenário nacional e internacional, sendo reconhecido como um dos maiores nomes no esporte de windsurfe no Brasil e no mundo em diferentes classes: Formula Slalom, Wave, Speed e longa distância. Wilhelm ganhou mais de 180 medalhas e troféus nacionais e internacionais em mais de 200 campeonatos, participando de mais de mil regatas. Na Expedição Oriente, Wilhelm é o imediato a bordo do veleiro.

Kat Schurmann

Kat Schurmann nasceu em 1992, na Nova Zelândia. Aos 3 anos, tornou-se a mais jovem marinheira ao ser adotada pela Família Schurmann. Ela participou da “Magalhães Global Adventure” dos 5 aos 8 anos, navegando ao redor do mundo e conhecendo 19 países. Fluente em inglês e português, estudou por correspondência pelo método americano de ensino da Calvert School. Corajosa marinheira, Kat praticou diversas modalidades de aventuras: desceu rios em rafting, subiu montanhas e vulcões, nadou com os golfinhos e mergulhou em Fernando de Noronha. Sempre alegre e brincalhona, era uma determinada defensora do meio ambiente. Kat faleceu em 29 de maio de 2006, aos 13 anos, de complicações decorrentes do vírus HIV, do qual era portadora desde seu nascimento. A pequena e amada marinheira está simbolicamente presente na Expedição Oriente, tendo o seu nome adotado pelo novo veleiro da família.

Emmanuel Schurmann

A Expedição Oriente marca o início da participação da terceira geração da Família Schurmann. Emmanuel Schurmann prepara-se para a primeira volta ao mundo ao lado dos avós Vilfredo e Heloísa. Para participar da aventura, ele se dedicou a cursos náuticos, entre eles, de vela, navegação e mergulho. Emmanuel também participou de treinamentos de mecânica de motor e culinária, além de navegadas de longa distância a bordo do veleiro da família. Fluente em inglês, espanhol e português, fez aulas de Mandarim e, a bordo, continuará estudando Logística com o curso à distância da Estácio.