Por Bianca Castro

No período de 12 a 15 de agosto de 2010 foi realizada simultaneamente nas cidades de Oiapoque (Amapá) e Saint-Georges (Guiana) a Feira Internacional de Oiapoque (FIO). O evento contou com mais de 4.500 metros quadrados de área construída no lado brasileiro para exposições de produtos e serviços, vitrines institucionais de empresas e Governos do Brasil e da França. A Fio apresentou estandes institucionais, empresariais, feira de artesanato, praça de alimentação e palco para shows.

Durante quatro dias, autoridades binacionais e turistas visitaram os stands e aproveitaram a programação que contou com show pirotécnico, apresentação indígena, programação esportiva e religiosa, além de shows de bandas do Brasil e França. Nos stands, empresários e investidores realizaram rodadas de negócios e marcaram reuniões em Caiena (Guiana) para tratar da tributação para tratar da compra e venda de produtos entre Amapá e Guiana.

Entre os destaques nos stands institucionais, o Governo do Estado do Amapá apresentou maquetes da cidade de Oiapoque, da Ponte binacional e vídeos sobre a Amazônia; o estande da Secretaria de Turismo do Estado, que montou um cenário fotográfico com cachoeira (com queda d’água real) e exposição de fotos com roteiros para viagens ao Amapá, no lado brasileiro. No lado francês, o estande mais visitado foi o do Centro Espacial da Guiana, onde os franceses mostraram vídeos com decolagens de foguetes fabricados na cidade de Kourou, a 60 quilômetros de Caiena, na Guiana Francesa.

Empresários e artesãos ficaram satisfeitos com os resultados do primeiro dia de Feira Internacional. “Nasci em Calçoene, mas moro em Oiapoque há 32 anos, construí minha família e meu negócio aqui e nunca tivemos um evento grandioso como este. Aqui podemos interagir de igual para igual com quem mora do lado de lá. Vamos misturando português e francês, falando um pouquinho de cada, mas todo mundo se entende e fecha negócio”, disse o empresário Emanuel Souza, que vende móveis artesanais de madeira e vime.

Participaram da estruturação da FIO as Secretarias de Estado do Turismo, da Comunicação, Infra Estrutura, Trabalho e Empreendedorismo, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, além do apoio da Polícia Militar, Bombeiros, CEA – Companhia de Eletricidade do Amapá. O Sebrae, Serviço de Apoio as Pequenas e Médias Empresas também atuou em conjunto com o GEA durante a implantação da FIO em Oiapoque.

Feira Internacional de Oiapoque foi aprovada segundo pesquisa realizada pela Secretaria de Estado do Turismo

Por Bianca Castro

Durante os quatro dias da Feira Internacional de Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo do Amapá realizou uma pesquisa sobre a Demanda Turística com a opinião dos visitantes. Sucesso de público e de negócios, a Feira Internacional de Oiapoque foi aprovada pelos turistas que visitaram o espaço. A Setur capacitou 39 jovens que atuaram como monitores turísticos e pesquisadores no município. Foram entrevistados 291 turistas, 211 pessoas da comunidade de Oiapoque e 60 empreendedores. As equipes visitaram 26 meios de hospedagens como hotéis e pousadas, 246 unidades habitacionais, 339 espaços alugados e 4 restaurantes.

Além de brasileiros do Amapá, Tocantins, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, a pesquisa de opinião constatou turistas de países como Guiana, França, Portugal, Romênia e Chile. Entre os temas abordados na pesquisa de opinião foram questionados os serviços institucionais, segurança, recepção do evento, serviços de transporte, vias de acesso, qualidades dos serviços, preços de hospedagem, alimentação, estacionamento, infra-estrutura, espaço comercial, apoio institucional, vendas realizadas e melhorias para o próximo evento. A maioria dos entrevistados classificou o evento como “BOM”.

A pesquisa de Demanda Turística avaliou a infraestrutura, espaço comercial, procedência, tipos de ocupação, permanência no município, meios de transporte utilizado, meios de hospedagem, gastos com hotel, alimentação, transporte, diversão, atrativo turísticos, infra-estrutura, serviços turísticos. Todos classificados com aprovação de expositores e participantes.

Para a Secretaria de Turismo do Estado Célia Brazão do Nascimento, a rede hoteleira teve lucro com as hospedagens, devido ao fluxo de turistas de outros municípios do Amapá e franceses. “A FIO foi melhor do que esperávamos. Todos os empreendedores da praça de alimentação tiveram a venda de 100% de sua produção. Ano que vem acredito que o evento será ainda maior”disse a secretária Ana Célia Brazão.
Com o resultado, a Setur definiu melhorias para a próxima Feira: o horário será estendido durante o período da manhã para que a FIO funcione nos três turnos.