A ferrovia que cobre o percurso até a cidadela inca de Machu Picchu, no Peru, voltou nesta terça-feira (22) à normalidade depois de ter sido constatada a diminuição da vazão do rio Urubamba, que corre junto à linha férrea, informaram fontes da empresa concessionária.

Assim, na manhã desta terça-feira os operadores ferroviários voltaram ao trabalho, que estava interrompido desde esta segunda-feira devido à cheia do rio.

Enrique Castro-Mendivil/Reuters-24.mar.2008
Vista da cidade inca de Machu Picchu, nos andes peruanos
Vista da cidade inca de Machu Picchu, nos andes peruanos

A empresa Ferrovia Transandino S. A. (FTSA) declarou que a via se encontra “em condições adequadas para a passagem segura dos trens” e que, por isso, foi retomado o serviço entre a localidade de Ollantaytambo e o povoado de Machu Picchu, nos arredores das célebres ruínas incas.

TURISTAS BLOQUEADOS

A FTSA também informou que, além disso, foram estabelecidos horários especiais para trens adicionais, com o fim de levar até Machu Picchu todos os turistas que não puderam viajar na segunda-feira.

A cheia do Urubamba aconteceu em meio a uma intensa época de chuvas em regiões da serra e floresta, que já causaram desmoronamentos em pelo menos 11 pontos da rede viária do país, segundo informou a imprensa local.

No ano passado, no início de fevereiro, a cheia do Urubamba foi devastadora e arrancou lances inteiros da rede viária, o que provocou o fechamento da cidadela ao turismo por dois meses e gerou perdas de mais de US$ 185 milhões.

fonte: Folha de São  Paulo