Na semana de 1 a 5 de junho a Ford  Brasil realizará diversas atividades em todas as suas plantas na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5.  Com foco total em educação ambiental, as ações têm o objetivo de apresentar para 10 mil funcionários e parceiros tecnologias e ações já desenvolvidas pela montadora que contribuíram para reduzir o impacto ao meio ambiente.

“Faz parte da política global de sustentabilidade da Ford otimizar as atividades industriais e incentivar a educação ambiental”, esclarece Edmir Mesz, supervisor de qualidade ambiental da Ford Brasil. Dentre as atividades, exposição de produtos feitos com material originado da Coleta Seletiva das fábricas e apresentações de manejo nas estações de tratamento de efluentes e resíduos industriais, prática adotada em todas as unidades brasileiras.

“Mostrando os resultados do que está sendo feito na companhia, acreditamos que podemos influenciar atitudes individuais. No final do dia, queremos mostrar que cada um tem o poder e a responsabilidade de contribuir para a preservação do meio ambiente”, completa Edmir.

Resultados Efetivos

Nos últimos anos, as práticas de preservação ambiental da Ford já apresentam resultados positivos significativos. Hoje é utilizado PET reciclado em 100% dos veículos produzidos localmente. Em média, de 5 a 7 quilos de PET reciclado estão presentes no assoalho, na forração dos tetos, em caixas de rodas e mantas de proteção acústica no motor.

A produção de veículos com maior conteúdo reciclável é feita com a preocupação constante em reduzir o consumo de energia e água nas fábricas, aproveitando de forma mais consciente os recursos disponíveis no meio ambiente. Nos últimos oito anos a Ford diminuiu em 27% a utilização desses recursos em suas fábricas no Brasil. Em 2009 a ambiciosa meta de reduzir 3% o consumo de água e energia elétrica em suas unidades produtivas está sendo mantida.

Alguns resultados efetivos das ações na Ford Brasil

Tratamento de efluentes

Tratamento natural por meio de solos filtrantes (wetlands) para efluentes sanitários.

– A unidade de Camaçari, BA, é a única no País a desenvolver o projeto de solos filtrantes naturais para os efluentes sanitários. Taboa e cultura de arroz são os elementos naturais filtrantes utilizados no wetlands.

Programas Ambientais para minimização do desperdício
– Coleta seletiva de todos os resíduos sólidos para reuso e reciclagem.

– Mais de 90% do resíduo interno é reciclado ou reutilizado.

Florestamento
– Viveiro produziu 126 mil mudas de 2005 a 2009

– Plantio de 103,3 mil mudas de 2008 até abril de 2009

Utilização de PET
– 100% dos carpetes dos veículos produzidos no Brasil utilizam PET reciclado na sua confecção.

– Quantidade de PET utilizado em, média, em um veículo: 5 kg a 7 kg

– Aplicação: assoalhos, porta-pacotes, forração de teto, caixa de roda e manta acústica

– Para originar 3 kg de PET reciclado é necessário, em média, 60 garrafas PET

Redução do consumo de água e de energia

– Em 2008 a Ford reduziu o consumo de água em 54 milhões de litros, o equivalente a 100 piscinas residenciais. A meta de reduzir 3% o consumo de água é ambiciosa, considerando que a medição é feita por veículo produzido. E a produção tem sido alterada em função da crise econômica mundial.

Atividades na Semana do Meio Ambiente

– Exposição dos produtos originados com o material da Coleta Seletiva da Ford: Óleo de fritura transformado em sabão; camiseta feita de PET; papel reciclado, tinta industrial reciclada, dentre outros

– Demonstração do tratamento dos Efluentes Industriais: como são reciclados água, óleo, tinta e outros líquidos utilizados na produção automotiva

– Demonstração do gerenciamento dos Resíduos Industriais: como é o manejo de qual o destino dos materiais como madeira, plástico e outros materiais utilizados na fábrica

– Palestras de conscientização sobre reciclagem, recursos naturais e educação ambiental

Assessoria de Imprensa da Ford