O Parque Nacional do Iguaçu registrou um crescimento de 15% na visitação em relação ao mesmo período do ano passado; Itaipu fechou com alta de 20%.
Apesar da crise econômica, a cidade de Foz do Iguaçu, um dos mais importantes destinos turísticos brasileiros, fechou o primeiro semestre de 2017 com recorde de visitação. O movimento já é o melhor de todos os tempos, tanto no Parque Nacional do Iguaçu como na Usina Hidrelétrica de Itaipu, os dois atrativos com maior número de visitantes.
Entre janeiro e junho deste ano, o lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, recebeu 798.564 visitantes, um crescimento de 15,87% em relação ao ano passado. Os números do primeiro semestre também superaram em 5,65%, os resultados obtidos nos seis primeiros meses de 2015, quando o parque ultrapassou sua marca histórica com 1.642.093 turistas.
“Com a crise econômica, os brasileiros estão viajando menos ao exterior e mais dentro do próprio país, o que vem estimulando o turismo interno, principalmente o regional. Estamos confiantes que o segundo semestre será ainda melhor e bateremos, mais uma vez, o nosso recorde histórico de visitantes”, afirma o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
Segundo ele, a expectativa e que o Parque Nacional do Iguaçu receba este ano 1,8 milhões de visitantes.
A marca é impressionante também em relação a junho. De acordo com os dados repassados pelo PNI, o atrativo registrou a entrada de 101.660 visitantes. A alta é de 34,70% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando 75.427 visitaram as Cataratas do Iguaçu.
Gilmar Piolla avalia que os números de junho são resultado de uma união de fatores. “ Foz do Iguaçu virou unanimidade nacional. A qualidade dos nossos atrativos e a ótima relação custo-benefício da nossa hotelaria, juntamente com os feriados prolongados, vem fazendo a diferença”, disse.
Complexo Turístico Itaipu
O segundo atrativo que mais recebe visitantes em Foz, o Complexo Turístico Itaipu, teve alta de 20% em relação ao primeiro semestre de 2016. Entre janeiro e junho deste ano, somando todas as atrações, a Itaipu recebeu 299.231 turistas pelo lado brasileiro da usina, contra 249.368 em comparação ao ano anterior. Os números são ainda maiores se incluídas as visitas institucionais e as realizadas pelo lado paraguaio, que ainda não foram computadas.
A mais expressiva alta, de 128%, foi registrada no Kattamaram, que acumulou 31.736 visitantes nos primeiros seis meses de 2017, enquanto que no ano passado 13.744 realizaram o passeio pelo Lago de Itaipu.
Segundo dados da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela gestão do complexo turístico, em junho houve um acréscimo de 27,82% (36.052) em comparação ao mesmo mês de 2016 (28.205).
Fonte: Assesoria de Imprensa