Quando foi lançada, em 2001, a Gol Linhas Aéreas implementou um sistema inovador de distribuição dos seus produtos e serviços. Para a empresa brasileira, a inovação tecnológica foi um dos principais motores que permitiram e aceleraram o seu crescimento no mercado nacional.

De acordo com artigo publicado pelo vice-presidente de vendas e marketing da Gol Linhas Aéreas, Eduardo Bernardes, a implantação de sistema que permite conexão direta com agências de viagem foi um dos fatores que impulsionaram as vendas de passagens aereas da empresa.

“Desde o início das operações no País, em 2001, a Gol trouxe ao mercado brasileiro um modelo de distribuição que, do ponto de vista tecnológico, foi bastante disruptivo em relação aos tradicionais sistemas via GDS (global distribution system), disponíveis naquele momento”, escreve Eduardo Bernardes. “A Gol foi a primeira empresa aérea brasileira a desenvolver APIs para conexão direta e melhorar a performance das vendas, dando mais autonomia aos agentes de viagens para criarem os seus próprios portais de venda. Esse ineditismo trouxe várias vantagens de custo e eficiência de processo para toda a cadeia da distribuição que, ainda hoje, representa um diferencial competitivo principalmente para o mercado doméstico” continua.

De acordo com Bernardes, foi este diferencial da Gol que permitiu que a empresa se tornasse uma das principais companhias aéreas do mundo. Hoje, a Voe Gol apresenta o maior percentual de vendas via conexão direta, registrando um índice de 45% da comercialização neste formato. Outros 90% das vendas são realizados por meios eletrônicos. O artigo escrito pelo VP vendas e marketing da Gol foi publicado no Anuário de Distribuição de Produtos e Serviços da Indústria Brasileira de Viagens – uma iniciativa do Panrotas, um site informativo especializado na indústria do turismo.