• Governador de Veracruz, em viagem oficial ao Brasil, diz em evento na capital paulista que deseja tornar-se um facilitador de alianças e parcerias entre os dois países
• Estado mexicano vai receber da Braskem investimentos de US$ 2,5 bilhões para a instalação de um complexo petroquímico para a produção de polietilenos e eteno
• Almoço com a autoridade, na terça-feira (2), reuniu representantes da Asemexbra e de companhias como Nielsen, Claro, Marcopolo, JBS e Braskem, entre várias outras

Agosto de 2011 – O Brasil realmente vive um momento singular em sua história. Nunca o país atraiu tanto a atenção do planeta pelo seu potencial de investimentos e oportunidades de negócios. Exemplo disso, foi o almoço do governador do Estado de Veracruz, Javier Duarte de Ochoa, em viagem oficial pelo Brasil, com cerca de 40 executivos de empresas brasileiras e mexicanas, nesta terça-feira (2), no Hotel Caesar Park Faria Lima, na capital paulista. Organizado pelo Consulado Geral do México, o evento reuniu representantes de várias companhias e entidades como Nielsen, Gerdau, Femsa, Claro, Embratel, Braskem, Marcopolo, JBS, Rassini, Fiesp, Sebrae e Asemexbra – Associação Empresarial Mexicana no Brasil (www.asemexbra.com.br), entre outras. Participaram também o embaixador do México no Brasil, Alejandro de la Peña, e o cônsul geral do México em São Paulo, José Gerardo Traslosheros Hernández.

“Esta é a segunda vez que um governador de Veracruz, num intervalo de cerca de três anos, vem ao Brasil. Isso demonstra o interesse do México em estabelecer uma relação bilateral com o nosso país, e nós temos de capitalizar com a visita desses interlocutores. A Asemexbra defende a ratificação, o mais rápido possível, do Acordo Estratégico de Integração Econômica Brasil e México, cujo objetivo é avaliar e determinar as áreas de oportunidade, alcances, benefícios e sensibilidades entre as duas nações”, afirma o conselheiro da Asemexbra Hugo Caccuri, que participou do almoço com o governador de Veracruz.

Em rápido discurso para os participantes, Ochoa exaltou as semelhanças entre as duas nações e disse que pretende, com a sua visita, “referendar a abertura para investimentos brasileiros no Estado de Veracruz e no México e tornar-se um condutor e facilitador de alianças e parcerias entre os dois países”. A intenção do governador é obter ainda mais recursos para o Estado, além dos US$ 2,5 bilhões já confirmados pela Braskem, a maior fabricante de produtos petroquímicos da América Latina. Esse montante será destinado à instalação de um complexo petroquímico no Estado de Veracruz, em parceria com o grupo local Idesa, para a produção de 1 milhão de toneladas de polietilenos por ano, integrado a uma unidade para a fabricação de eteno. A previsão é que o complexo comece a operar em 2015.

Localizado no Golfo do México, Veracruz é o terceiro Estado mais rico do México, possui três portos, é responsável por 50% da produção de cana de açúcar do país e sua economia representa 4,6% do PIB nacional.

Temos fotos em alta resolução do almoço com o governador de Veracruz.

Todos os releases da Asemexbra estão disponíveis no site da Versátil Comunicação Estratégica: www.versatilcomunicacao.com.br/versa/imprensa.asp.

SOBRE A ASEMEXBRA (www.asemexbra.com.br)
Fundada no ano de 2004, em São Paulo, a Associação Empresarial Mexicana no Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, idealizada por empresários voluntários para apoiar o desenvolvimento das companhias mexicanas no país, estreitar as relações entre as duas nações e facilitar a imersão cultural dos mexicanos que residem no Brasil.
A Asemexbra possui mais de 80 associados, 50 deles pessoas jurídicas, entre elas, AeroMéxico, Bimbo, Bridgestone/Firestone, Claro, Mabe (Dako), Embratel, Femsa, Grupo Posadas (Caesar Park), Nielsen Brasil e várias outras companhias mexicanas, brasileiras e multinacionais, além de pessoas físicas e sócios honorários.
A entidade é presidida por Patricio Mendizábal (GCM Consultores) e tem como vice-presidentes Miguel Angel Peirano (Femsa Mercosul) e Victor Hugo Calderón (Banco Mercedes-Benz).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Versátil Comunicação Estratégica (www.versatilcomunicacao.com.br)
Patrícia Baptista (patricia@versatilcomunicacao.com.br) – Tel. (11) 2832-5508
Mariana Vieira (mariana@versatilcomunicacao.com.br) – Tel. (11) 2832-5505
Cícero Vieira (cicero@versatilcomunicacao.com.br) – Tel. (11) 9175-9975