Além de ser energia limpa e renovável, a energia solar pode ser a solução para a crise elétrica que o País enfrenta

O Greenpeace realizará no dia 12 de maio o seminário “Benefícios, desafios e perspectivas da energia solar” organizado pela Câmara dos Vereadores de São Paulo e com apoio da organização.

O Brasil tem um dos maiores potenciais para energia solar no mundo e, no entanto, ainda investe muito pouco na fonte. Além de ser uma energia limpa e renovável, a energia solar pode ser a solução para a crise elétrica que o País enfrenta e trazer benefícios econômicos e sociais, como a geração de empregos verdes.

Os convidados e moderadores debaterão junto ao público quais são os entraves ao desenvolvimento da energia solar no Brasil, os benefícios e as perspectivas futuras da fonte.

Informações:

12 de maio de 2015, terça-feira

Horário: 14h-18h

Local: Auditório Nobre do Palácio Anchieta (Câmara dos Vereadores)

Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista – São Paulo, SP

Programação:

14h – Abertura

Jair Tatto, vereador (PT) e Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace

14h20 – Crise do setor, perspectivas de crescimento da demanda e o papel da geração distribuída no Brasil e na cidade de São Paulo

Roberto Zilles, doutor em Engenharia de Telecomunicações e professor associado ao IEE-USP

15h – Mesa redonda: Os benefícios da geração distribuída ao país

Fernando Camargo, da LCA Consultores, apresentará o potencial para geração de empregos verdes e seu impacto na economia do Brasil. Além disso, Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de Clima e Energia do Greenpeace, discutirá os benefícios ambientais da energia solar.

16h – Vídeo: Solar: energia que transforma vidas

16h10 – Mesa redonda: Microgeração no Brasil – o que precisa mudar?

Debate sobre os entraves para o desenvolvimento da energia solar no Brasil. Questões tributárias, FINANCIAMENTO e a resolução 482 da ANEEL serão apresentadas por Rodrigo Sauaia, diretor executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)

Gustavo Malagoli, diretor da Alsol, abordará experiências práticas, bons exemplos e a importância do papel do Município para a energia solar.

17h20 – Encerramento