f2d25314914b45ff9c91670ca79c5284-width-400Empresa representará o País em evento do Pacto Global e aderirá ao “Call to Action”, iniciativa que cobra medidas concretas em prol da anticorrupção

 

O Grupo Libra, um dos maiores operadores portuários e de logística de comércio exterior do Brasil, representou o País no evento de comemoração ao 10º aniversário da criação do 10º Princípio do Pacto Global (Princípio pela Integridade e Anticorrupção) da ONU, realizado no dia 10 de dezembro, na sede da instituição, em Nova Iorque. Além de fazer parte do projeto, o Grupo Libra aderiu ao “Call to Action: Anti-Corruption and the Global Development Agenda (Chamado à Ação: Anticorrupção e a Agenda de Desenvolvimento Global)”, uma iniciativa do Pacto Global que tem como objetivo incentivar as empresas a mostrem transparência em licitações e gastos públicos dos governos, além de aprimorar ainda mais as atividades de governança contra a corrupção.

“Participar dessa iniciativa é algo muito gratificante para o Grupo Libra, pois acreditamos na ética como um dos principais valores da companhia e reforçamos cada vez mais os procedimentos junto aos nossos colaboradores, clientes e parceiros”, destaca Marcos Rossa, Gerente de Sustentabilidade e Segurança do Trabalho do Grupo Libra.

O “Call to Action” aconteceu no dia 9 de dezembro, no Dia Internacional do Combate à Corrupção, na sede da ONU, em encontro do Grupo de Trabalho de Combate à Corrupção Internacional do Global Compact, no qual o Grupo Libra faz parte. As organizações participantes assinaram um documento que posteriormente será encaminhado pela ONU a todos os governos dos países que fazem parte da iniciativa, cujo objetivo é, principalmente, reforçar as propostas sobre anticorrupção discutidas no encontro. As companhias que aderiram ao “Call to Action” foram reconhecidas na cerimônia. “Assim como aconteceu em Genebra, na Suíça, em junho deste ano, o encontro em Nova Iorque reuniu os principais executivos de grandes empresas da área de integridade, conhecida também como compliance, para discutir ações importantes de anticorrupção. Essa é uma grande oportunidade para mostrarmos os esforços adotados pelo Grupo Libra na estruturação de um programa de Integridade voltado para todos os públicos com os quais nos relacionamos, como colaboradores, fornecedores, agentes públicos, clientes e comunidade”, conclui o executivo.

Pacto Global – O Grupo Libra aderiu ao Pacto Global em 2011, “pois os princípios do projeto estão em linha com a Visão para a Sustentabilidade da companhia”, ressalta Rossa. Em 2012, a Libra passou a integrar a Rede Brasileira do Pacto Global, que conta com diversas empresas importantes em diferentes áreas de atuação. Neste ano de 2014, iniciou as atividades da Rede Internacional do Pacto Global, assumindo papel importante de modelo mundial de empresas que se preocupam em combater a corrupção. Além disso, a Libra acredita que os esforços em conjunto de pessoas, empresas e entidades têm o poder de tornar as relações mais éticas, promovendo, assim, a sustentabilidade no planeta.