Horário de Verão economizou R$ 4 biO horário de verão acabou na madrugada do último dia 15 para cerca de 123 milhões de moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que atrasaram seus relógios em uma hora. Segundo o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), o governo calcula ter gerado uma economia de R$ 4 bilhões com a medida.

Ainda, de acordo com o ministro, esse valor daria para construir uma usina térmica de pequeno porte e ajudar na geração de mais energia. A região que mais economizou, entre 18h e 20h, foi o Sul que registrou 85% de economia.

Lobão disse que a prática do horário de verão é uma medida que funciona para a economia no bolso do povo e do governo e também reduz a demanda sobre as usinas térmicas geradoras de energia. “O horário de verão é um procedimento benéfico para os cofres públicos. À medida que consumimos menos energia nós estamos deixando de ter térmicas, ainda que em escala pequena, funcionando”, ressaltou. “Eu sei que o horário de verão incomoda um pouco as pessoas. Quando ele inicia, mudam um pouco os costumes e principalmente a rotina, mas é uma medida necessária para economizar energia”, argumentou o ministro.

Participaram do horário de verão os estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo, de Minas Gerais, Goiás, do Distrito Federal, de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Vale lembrar que a prática do horário de verão, adotada desde 1931 no Brasil, já existe há 100 anos na Europa.

Revista Ecoturismo