Areia que Canta-divulgação-webPelo 5º ano consecutivo, o “Dia do Turismo em Brotas”, em 15 de setembro, é comemorado com passeios gratuitos para as crianças da rede pública e para a comunidade que se inscreve antecipadamente na ABROTUR (Associação das Empresas de Turismo de Brotas e Região). O Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta participa desta ação desde sua criação e distribuirá cortesia de passeio para 40 pessoas participantes do projeto, que é uma parceria entre as empresas de turismo da cidade, ABROTUR, secretarias de Turismo e de Educação.

 

Desta vez, a comemoração é ainda mais especial, pois é o primeiro ano em que a cidade celebra o “Dia do Turismo em Brotas” na condição de estância turística. Embora há muitos anos o turismo já fosse um dos mais importantes atrativos locais, o título foi oficialmente concedido pela Assembleia Legislativa em sessão de 03 de julho e acaba por reconhecer o esforço e cuidado que os empreendedores da cidade tiveram ao longo dos anos, para aliar conforto e infraestrutura adequada, respeitando as características naturais e históricas da região.

 

A região mantém uma grande parcela de mata nativa, abrigando considerável biodiversidade animal e vegetal, além de várias nascentes e rios encachoeirados, que, no processo de abertura das propriedades rurais, foram sendo utilizados para as práticas de turismo.

 

Um dos locais imperdíveis para se visitar em Brotas é o Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta. O hotel busca preservar ao máximo a natureza e realizou estudos geológicos na propriedade e, em especial na área da nascente, para que fosse feito o manejo adequado dos recursos naturais.

 

De origem italiana, a família Farsoni não abriu mão das tradições rurais. Ao contrário, além de manter a fazenda em produção, transformou várias atividades cotidianas do universo rural em atrações à parte para os hóspedes, como ouvir o som da viola ao redor da fogueira, participar de oficinas de culinárias típicas, como de milho verde, entre muitas outras. O hotel dispõe de diversas atrações para toda a família, com clima de fazenda e muito contato com a natureza. Pomar com colheita de frutas do pé, moagem de cana, e até tirar leite ao pé da vaca ou passear de trator são algumas das programações sugeridas que incentivam a relação harmoniosa do homem com o campo.

 

A Areia que Canta reúne também muitas atrações ligadas à natureza, que aproveitam as riquezas naturais do local, um sítio turístico altamente privilegiado. Por lá, é possível conhecer a famosa nascente que dá nome ao hotel. Localizada no meio de uma mata nativa e formando uma piscina natural de 10 metros de diâmetro, a água brota da terra em meio a uma areia muito branca e fina de quartzo puro. Quando as partículas de quartzo entram em atrito com o esfregar das mãos, por sua forma arredondada, produzem um som parecido com o de cuíca, por isso o nome “Areia que Canta”.

 

Além da nascente, há estrutura completa para passeios a cavalo, pesca esportiva, tirolesa e passeios de caiaque no Rio Tamanduá.  Piscinas, trilhas para caminhada, quadras de tênis, basquete e futebol, salão de jogos, passeio a cavalo, além de locação de bicicleta e triciclo garantem boa diversão. A última novidade é o “Circuito de Bicicleta”. Todos os sábados, pela manhã, é possível fazer um passeio monitorado por diversas trilhas do entorno da propriedade da Areia que Canta. Para os experientes, há um percurso de aproximadamente 35km, com 2h30 de duração, em trilhas em meio à natureza. Há também a opção por uma trilha mais leve e curta, com cerca de 10km, que pode ser feito em família, inclusive com crianças. O hotel permite que os hóspedes tragam a própria bike, mas oferece para os interessados a opção de locar bicicletas no local. Para os passeios monitorados, é preciso fazer agendamento prévio junto à recepção do hotel.

 

 

Brotas agora é Estância Turística

 

Elevada à categoria de Estância Turística, Brotas passa oficialmente a receber recursos previstos pelo Ministério do Turismo para obras de infra-estrutura. “A expectativa e a ideia é que as obras possam tornar a cidade melhor, não só para o turista, mas especialmente para os moradores da cidade. A cidade só será boa para turistas se for uma boa cidade para seus moradores”, comenta Eloisa Farsoni, uma das diretoras da Areia que Canta.

 

Estância é um título concedido pelo governo do estado de São Paulo a municípios que apresentem condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos para a sua classificação. Tais municípios podem então receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo pelo DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta
Rodovia Paulo Nilo Romano, KM 124,5, – Brotas /SP
Tel: (14) 3653-1382
www.areiaquecanta.com.br

As diárias têm início às 17h e se encerram às 15h.
Taxas opcionais: 5% de serviço e R$ 2,00 taxa de turismo por dia;
Reservas – depósito de 30% do valor. Restante do pagamento efetuado na saída do hotel sendo metade à vista e outra metade para 30 dias com cheque. O hotel não aceita cartões crédito/débito.